Comunicação do Itaú Personnalité gerou polêmica ao questionar o modelo de operação das corretoras

Não foi à toa que Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, venceu como Criativo do Ano no Melhores do PROPMARK 2020. As campanhas assinadas pelo publicitário causaram buchicho entre os brasileiros em um ano dominado por assuntos ligados à pandemia da Covid-19. Com a assinatura Em 2020, invista com os especialistas do Itaú Personnalité. Em 2021 você vai se agradecer por isso, a ação lançada pela agência no último mês de junho é um exemplo.

“O mérito da DPZ&T foi colocar na pauta uma nova conversa sobre isenção de investimentos, que gerou polêmica ao questionar o modelo de operação das corretoras”, lembra Urenha. O executivo conta que as gravações com o ator Marcos Vera foram feitas em fundo infinito para atender ao contexto exigido pela pandemia.

“O primeiro desafio foi criar de maneira remota e produzir com limitações de produção nos primeiros meses da pandemia. Tivemos de rasgar o livro de regras e reaprender a rascunhar. Toda decisão criativa precisou ser reinventada”, conta Urenha. Segundo ele, o conteúdo passou a ser gerado pelos próprios participantes das campanhas, personagens e influenciadores.

“Usamos métodos simples de produção para garantir a rapidez e a viabilidade das produções”, acrescenta. Urenha acredita que, nesse processo, as marcas finalmente aprenderam o significado da palavra empatia, assumindo um papel claro no sentido de ajudar, orientar ou tranquilizar os seus consumidores. “Passamos as dores junto com os nossos clientes”, desabafa o CCO da DPZ&T.

Outra marca que conseguiu quebrar a hegemonia do novo coronavírus nos debates e comentários dos brasileiros foi a Natura. No Dia dos Pais, a empresa incluiu o transsexual Thammy Miranda – filho da cantora Gretchen, que acaba de ser eleito vereador de São Paulo pelo Partido Liberal (PL) – entre os influenciadores que abordaram o tema da paternidade.

Rafael Urenha, CCO da DPZ&T: “Tivemos de rasgar o livro de regras e reaprender a rascunhar. Toda decisão criativa precisou ser reinventada” (Divulgação)

De sua casa, Thammy gerou conteúdo com o filho para mostrar que ser pai independe de gênero, basta estar presente. “Chegamos a ter um princípio de boicote, mas o que parecia uma crise terminou coberto por uma onda positiva com valorização de 10% das ações na Natura na Bolsa”, recorda Urenha. A campanha Meu pai presente encontrou a cumplicidade da Natura para levar adiante uma mensagem de inclusão e de diversidade.

Neste ano, a DPZ&T ainda conquistou a conta da Electrolux, e assina a ação Mesmo look do dia, em que Fátima Bernardes, apresentadora do programa Encontro, da TV Globo, repetiu o mesmo figurino por dois dias consecutivos para promover uma nova geração de máquinas de lavar que promete uma preservação maior dos tecidos, chamando a atenção para o consumo consciente.

A iniciativa foi realizada em outubro, mesmo mês em que foi lançada a Live para uma criança, versão digital da campanha Leia para uma criança, encampada há dez anos pelo Itaú Unibanco. Drauzio Varella, Gaby Amarantos e Gilberto Gil estão entre as personalidades que contaram histórias para as crianças em lives realizadas aos sábados.

A campanha Deixe o impossível para trás, que apresentou um live-action da série de animação Caverna do Dragão, para a montadora Renault, também deu o que falar. Embora tenha sido lançada em 2019, é uma ideia que Urenha faz questão de citar. “O Melhores do PROPMARK 2020 coroa todo o ciclo de transformação da DPZ&T desde 2015”, frisa ele.

Em um ano difícil, com retração de verbas e esforços para manter a equipe motivada, o prêmio reconhece a consistência de um trabalho criativo que ganha voz para seguir encantando as pessoas em todo o Brasil.