Orlov: "temos grandes candidatas para comprar e se acontecer, vai ser muito bom para a indústria, para nós e clientes"

O novo CEO global da Rapp Worldwide, Alexei Orlov, afirmou nesta terça-feira (4), em São Paulo, que a rede negocia a compra de uma nova empresa no Brasil. “Temos grandes candidatas para comprar e se acontecer vai ser muito bom para a indústria, para nós e para os clientes. O processo leva seis meses”, disse Orlov, que assumiu a rede de agências com cerca de 50 escritórios em 39 países e que integra o Omnicom Group em julho deste ano.

Segundo o executivo, a rede procura empresas com um viés tecnológico e atuação em social media, análise de dados e de shopper marketing. “O Brasil é um mercado muito importante”, reforçou o executivo, que esteve em São Paulo para visitar a Rapp Brasil, comandada por Abaetê Azevedo.

Sobre a operação local, Orlov afirmou que, no momento, o mais importante não é discutir números e sim discutir estratégias para ajudar o Brasil a dar mais relevância às campanhas dos clientes. “Como engajar, criar mais conversas e ser relevante aos consumidores é o que realmente interessa e o nosso grande desafio”.

Segundo ele, não é necessário investir bilhões em mídia, mas sim criar conteúdos relevantes e mensagens diretas. O discurso na agência é o conceito “core dialog”, que consiste em criar uma comunicação direta e centrada no consumidor. “Temos que falar com as pessoas certas na hora certa. Nós temos muitas escolhas, muitas marcas, muitas pessoas, por isso, é necessário ter a mensagem certa”. O CEO global da Rapp reforçou que para uma marca ser forte é preciso ter dados intuitivos, e não só o “big data ou smart data”. Para exemplificar o  pensamento, ele disse que “o mundo não precisa tanto das marcas como as marcas precisam do mundo”.

Líder em marketing direto, atualmente a Rapp está posicionada como uma agência global e integrada em criar experiências digitais e diretas para o consumidor, full-service em CRM. “O nosso core business é criar diálogos entre as pessoas, criar as melhores conversas. Hoje os clientes querem planejamento, tecnologia e criatividade. Fico preocupado quando as pessoas falam só em tecnologia”.

O executivo gravou um vídeo recente de 18 minutos, intitulado “Rapp Yesterday, Today and Tomorrow”, em que fala para os colaboradores da rede sobre as oportunidades e desafios para a Rapp nos próximos cinco anos.

Ano difícil

Abaetê Azevedo lembrou que este foi um ano difícil para o mercado brasileiro, mas que a Rapp Brasil está indo bem. “Nós também fazemos mídia, mas não sobrevivemos de comissão. O nosso objetivo é criar uma oferta personalizada. E nosso comercial de TV é muito mais do que um filme, porque sempre no final traz um instrumento como um 0800 ou site para resposta aos clientes. Montamos plataformas nos clientes para receber os dados das campanhas. Nós estamos update em várias mídias digitais, mas não abandonamos o tradicional”, disse Azevedo.