Quem acessar o site da Rapp verá que a página está sendo reformulada. No lugar das informações, um recado avisa, até junho, que a agência como um todo está passando por uma renovação e, caso precise de informações, o usuário poderá entrar em contato com Alexei Orlov, CEO global da Rapp. Nesta semana, o executivo visita o Brasil justamente para falar sobre essa renovação e reforçar o novo posicionamento da empresa, o de core dialog, que consiste em criar uma comunicação direta e focada no consumidor.

“Este é um novo jeito de nos aproximarmos das marcas. As pessoas enxergam a Rapp como uma agência CRM (Customer Relationship Management), mas esta é apenas uma pequena parte do que fazemos. E partimos dessa simples ideia do core dialog para explicar isso. Há 100 anos alguém pensou em publicidade e então você tinha que explicar o que isso era. Hoje todo mundo sabe o que é. Há 50 anos, falava-se em Direct Marketing e há 25, de CRM. A partir de agora, acreditamos que o novo conceito em comunicação é o core dialog, um jeito diferente de pensar, mais honesto, sobre como a marca interage com as pessoas e, mais importante, como as pessoas interagem com as marcas”, explica Orlov.

O conceito de core dialog já vem sendo propagado dentro da agência e pode ser percebido em aspectos simples de comunicação direta com o cliente, como no caso do site que leva a mensagem do CEO. “Muitas pessoas me perguntam ‘você apagou seu website?’. Sim e isso foi muito corajoso, pois não achava que o antigo website nos dava essa real função de diálogo. No mundo digital você precisa estar presente, mas às vezes estar presente é apenas honestidade. Às vezes a melhor coisa a dizer é que estamos consertando a casa e quando ficar pronta você verá uma nova voz, um novo estilo, um novo pensamento”, exemplifica o CEO.

O executivo veio pessoalmente ao país para iniciar o novo posicionamento da agência no momento em que o escritório da Rapp Brasil, fundada há 18 anos por Abaetê Azevedo, membro do board da Rapp Global, acaba de mudar para a região de Santo Amaro, em São Paulo. “São muitas novidades para o time no Brasil. Em relação ao novo escritório, o que é mais importa para mim são as pessoas. Temos uma equipe fantástica, apaixonada, que acredita no que faz. O que precisamos fazer é dar a eles inspiração e ajudá-los a desenvolver suas capacidades. Temos uma filosofia de ouvir, falar, entender e dar suporte para que as marcas também ouçam e aprendam. As melhores marcas do mundo são aquelas que ouvem e inspiram”, diz Orlov, ressaltando que operação brasileira da Rapp é uma das principais no mundo.