A Rappi anunciou que terá um botão de emergência para os motoboys. A decisão acontece após a morte de um entregador que passou mal na porta de um cliente e não teve socorro da empresa, da Uber nem do Samu. O delivery também terá uma equipe treinada para atender situações de gravidade.
Thiago de Jesus Dias, de 33 anos, sofreu um AVC enquanto fazia entrega. De acordo com os clientes que tentaram socorrê-lo, o motoboy não teve auxílio do aplicativo.
Em nota, a empresa manifestou pesar e anunciou mudanças. “A Rappi lamenta profundamente o falecimento do entregador Thiago de Jesus Dias e informa que está buscando melhorias em seus processos. A empresa criou um botão de emergência, que está disponível dentro do aplicativo dos entregadores, por meio do qual os mesmos poderão optar por acionar diretamente o suporte telefônico da Rappi – que contará com equipe especializada – ou as autoridades competentes (caso se deparem com situações relacionadas à saúde ou segurança)”, afirma.
O entregador começou a passar mal quando fazia a entrega no sábado (6) e pediu para que avisassem a empresa. Ainda segundo relato da cliente, ao ser informada a Rappi pediu para dar baixa na viagem e evitar atrasos nas demais entregas, mas não prestou socorro ao motoboy. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não atendeu ao chamado e um motorista de Uber se negou a levar o rapaz ao hospital, conforme relatos dos envolvidos ao BuzzFeed News.
Após quase duas horas, ele foi transportado por sua irmã no carro de amigos para o Hospital das Clínicas, onde foi levado à UTI. Dias morreu na segunda (8).
O Samu afirmou à Folha de S. Paulo que abriu procedimento para verificar as circunstâncias que envolveram o atendimento de Thiago e, após sua conclusão, a direção do serviço disse que adotará as medidas cabíveis. A Uber não se manifestou.