Eduardo Sirotsky, presidente do RBS: oferta veio da J&F Investimentos ao encontro dos objetivos de ambos os gruposO Grupo RBS assinou, na semana passada, a venda do Canal Rural para a J&F Investimentos. O anúncio do negócio foi no último dia 20. O Canal Rural é a principal emissora de televisão especializada no agronegócio. A estratégia da J&F é investir em empresas com potencial de crescimento e, ao mesmo tempo, estreitar sua relação com o agronegócio, já estabelecida por meio de suas empresas.

De acordo com Humberto Farias, diretor de novos negócios da J&F, por ser uma companhia fechada, o valor do negócio não é divulgado. Farias conta que a J&F costuma “olhar” ativos que a empresa acredita que tenham condições de agregar valor aos negócios do grupo, seja pelo alinhamento estratégico e posicionamento empresarial ou porque acha que tem condições de gerar mais valor.

“Neste caso específico, a gente olhava para o Canal Rural e via que era o melhor ativo do nicho onde está posicionado, tinha bom management e podia valer mais ainda nas nossas mãos porque estava num contexto estratégico”, conta Farias. “Já na RBS não tinha esse alinhamento estratégico. Nosso grupo nasceu no agro, temos várias outras empresas ligadas ao agronegócio. Nós temos muita interação com o setor. Nossa visão é que este ativo aqui pode ter mais valor”, explica.

Mesmo sem experiência em televisão, o diretor de novos negócios da J&F conta que só compraram o Canal Rural porque tem um bom management. “Não conhecemos o negócio em televisão, mas a diretoria atual conhece. Vamos manter a mesma equipe”, adianta. O diretor-geral do Canal Rural continua sendo Donario Lopes de Almeida e a equipe permanece a mesma. “Não temos nenhum plano de redução. Pelo contrário. Ainda temos um período de transição que pode chegar a um ano”, destaca.

Farias conta ainda que o canal segue sendo uma empresa independente. “Entendemos que o ativo do Canal Rural é justamente a sua independência”, diz. “Não olhamos como um negócio de mídia clássico, mas pela aderência enorme ao nosso posicionamento empresarial. O canal continua sendo independente na linha editorial”, reforça ele.

A J&F afirma que não pretende adquirir outros veículos de mídia. A empresa investe em vários setores da economia como a JBS, maior processadora de proteína animal do mundo; a Vigor, de produtos lácteos; a Flora, de cosméticos e limpeza; a Eldorado, de celulose; o Banco Original, que é uma  instituição financeira voltada ao agronegócio; a Oklahoma e a Floresta Agropecuária, do setor de agronegócios. Atualmente, a J&F reúne cerca de 150 mil colaboradores, responsáveis pela produção e comercialização de 50 marcas. A proposta do grupo é encontrar oportunidades de investimento e profissionalizar a gestão das empresas.

O Canal Rural, considerado o mais importante meio de comunicação dirigido aos produtores rurais e profissionais do setor, tem grande audiência no segmento, com aproximadamente 110 milhões de telespectadores potenciais, principalmente através de antena parabólica. O Canal Rural foi criado pelo Grupo RBS há 16 anos. É pioneiro e líder na transmissão de leilões, cobrindo mais de 400 eventos por ano em todas as regiões do país. É, hoje, uma abrangente plataforma de comunicação, incluindo mídias como TV, internet e mobile, além de promover eventos, oferecer capacitação profissional por meio de MBAs e telecursos. Além da programação jornalística com cobertura nacional das atividades ligadas ao agronegócio, o Canal Rural oferece soluções de comunicação para empresas e marcas que precisam interagir com o setor.

Segundo Eduardo Sirotsky Melzer, presidente-executivo do Grupo RBS, com a venda do Canal Rural, o foco de investimentos e expansão do Grupo RBS será nos veículos de comunicação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e, nacionalmente, os negócios digitais e a educação executiva. Na visão de Melzer, dentro da estratégia de expansão da RBS, o Canal Rural, mesmo sendo um ativo importante, deixou de ser prioritário. “A oferta da J&F, reconhecida pela visão de longo prazo para o desenvolvimento do meio rural, veio ao encontro dos objetivos de ambos os grupos”, afirmou ele.