Apresentar soluções de marketing digital para atrair e reter clientes é a proposta da ReachLocal, empresa que anunciou nesta terça-feira (26) sua chegada ao Brasil e à América Latina. À frente do escritório latino-americano da companhia, o CEO José Geraldo de Barros Coscelli define a ReachLocal como uma empresa que oferece uma ferramenta robusta e de valor acessível às empresas de menor porte. “Há alguns anos, os pequenos e médios negócios não conseguiam chegar aos clientes que os procuravam na internet. Havia uma grande gama de consumidores buscando essas empresas, mas elas não conseguiam explorar esse potencial. Elas são grande parte do mercado, mas não têm tanto recurso para investir nesse segmento”, avalia.
Parceira do Google, a ReachLocal oferece uma conexão direta com o AdWords, a principal ferramenta de publicidade do gigante de tecnologia, sem a necessidade de um gestor externo à empresa e ao seu cliente. Coscelli explica que essa solução, chamada de ReachSearch, é inteligente, gerando e otimizando a campanha ao avaliar qual termo fez com que os usuários permanecessem mais tempo e de fato comprassem produtos, e não qual resultado de busca atraiu mais clientes. Segundo ele, a própria ferramenta identifica esses padrões e direciona os investimentos automaticamente às buscas que retêm os clientes, o que é significa economia de tempo e dinheiro.
Segundo o CEO, a ReachLocal tem expandido seus negócios desde que iniciou suas operações, em 2004, no Estados Unidos, mas ainda não tinha um escritório na América Latina, região considerada estratégica. A empresa, então, decidiu por se instalar no Brasil, onde há “muita capacidade de crescimento”, conforme revelou o executivo. A opinião é compartilhada por Nathan Hanks, cofundador e presidente da companhia. “O Brasil tem hoje uma economia estável, tem 90 milhões de consumidores em potencial, ou seja, pessoas conectadas na Internet, e possui pequenos e médios empresários com muito interesse e conhecimento em novas tecnologias. Esse cenário faz do país o ambiente ideal para iniciarmos a atuação da ReachLocal na América Latina”, avalia.
Uma vez estabelecida aqui, a empresa passou a buscar os clientes, que já são 45, distribuídos nos segmentos automotivo, de hotéis e turismo, de saúde e de imóveis e construções, por exemplo. No mundo, a companhia acumula mais de 20 mil clientes e gerencia mais de 30 mil campanhas atualmente.
A solução para o pequeno e médio empresário, completa o executivo, tem como consequência benefícios à economia nacional. “Trazemos capital estrangeiro para investir no Brasil, contratamos brasileiros, oferecemos um produto que não existia aqui antes. As empresas utilizam essa ferramenta, crescem e fazem a economia girar”, diz. Não é qualquer cliente, porém, que a ReachLocal atende. “A empresa foi criada com base no pensamento de que nosso trabalho só faz sentido se apresentarmos resultados. Se entendemos que não será possível fazer uma boa campanha, não vendemos nossos serviços ao cliente. Somos muito éticos e responsáveis ao vender nossos produtos”, conclui.
O CEO alerta, porém, que a empresa “não é e nem quer ser uma agência”, mas sim complementar o trabalho dos profissionais de publicidade e marketing. Por isso, já está em desenvolvimento um projeto de parceria que credencia as agências a usarem as plataformas da ReachLocal, que deve ser iniciado em abril.