Divulgação

O Grupo WPP – dono das agências Y&R, JWT e Ogilvy – divulgou seus resultados do terceiro trimestre do ano, que revelam crescimento de receita da ordem de 23,4% para 3,61 bilhões de libras ou US$ 4,4 bilhões. Segundo declaração do grupo, o último balanço reflete a fraqueza da libra esterlina contra a maioria das moedas após o voto do Reino Unido para deixar a União Européia (Brexit). O crescimento foi da ordem de 7,6%, de 4,4% nas aquisições e 15,8% a partir da desvalorização da moeda.

Em declarações a respeito do balanço, o CEO do grupo, Sir Martin Sorrell, declarou que a receita no terceiro trimestre cresceu 3,2% se excluídas aquisições e alienações. A receita de publicidade e mídia cresceu 5,5% numa base comparável enquanto sua receita vertical de gestão de investimentos  diminuiu 2%, relações públicas cresceu 5% e Public Affairs cresceu 5,1%. No setor de branding e identidade de marca, saúde e negócios de comunicação especiallizada as receitas registraram crescimento da ordem de 2,8% em termos comparáveis.

A receita aumentou em mercados-chave como Europa Ocidental e América do Norte, mas diminuíram no Reino Unido com vendas de 394 milhões de libras – um crescimento de 2,7% em termos comparáveis mas um resultado inferior em relação ao segundo trimestre, quando a receita registrou crescimento da ordem de 3,5% naqueles mercados.

Segundo o comunicado da WPP, com exceção dos segmentos de relações públicas, gestão de investimentos em dados e public affairs, a maior parte dos negócios do grupo teve crescimento menos significativo do que no segundo semestre do ano, demonstrando uma espécie de “ansiedade” ligada ao Brexit. A participação do Reino Unido nos negócios do grupo caiu se comparado a 2015. Nesse terceiro trimestre, representa 12,7%, abaixo dos 14,7% do mesmo período no ano passado.

Disse o comunicado do grupo: “Olhando para o futuro até 2017, previsões mundiais de especialistas dão conta de um ligeiro fortalecimento do PIB, algo em torno de 3,5 a 4%, real e nominal. Se a publicidade como um percentual do PIB se mantiver constante, isso deve resultar em uma taxa de crescimento semelhante para a indústria.”