O biólogo Rafael Lomazi adverte sobre os perigos da dengue em ação criada pela BETC Havas para a marca de inseticidas e repelentes SBP, pertencente à multinacional anglo-holandesa de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição Reckitt. Um vídeo de dois minutos e pílulas de 30 e 15 segundos serão transmitidos até o dia 20 de abril nos canais Discovery, Discovery Home & Health e Animal Planet, além do site Discovery.com e do YouTube.
Características, condições climáticas, proliferação, formas de evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e se proteger dos mosquitos estão entre os principais temas abordados nos vídeos. “SBP tem como propósito proteger comunidades brasileiras de mosquitos causadores de doenças, como dengue, zika e chikungunya. A parceria com a Discovery está alinhada com essa visão de promover conteúdos capazes de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância deste tema, ainda mais neste momento em que as atenções estão voltadas para o combate à Covid-19”, comenta Ana Beatriz Guerra, gerente de marketing de SBP, que possui inseticidas, larvicidas, repelentes corporais e repelentes elétricos com formulações que permitem a proteção contra os mosquitos causadores de doenças.
A marca possui um protocolo criado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, universidade especialista em doenças tropicais, com oito passos para a conscientização e educação sobre o combate ao Aedes aegypti. O material foi adaptado à realidade das comunidades vulneráveis brasileiras com a ajuda da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), parceira de SBP desde 2017, por meio do movimento Juntos Contra o Mosquito, que realiza ações por todo o Brasil.
200 anos
SBP é uma das marcas do Grupo RB, companhia com 200 anos de existência, que nesta semana passou a adotar apenas o nome Reckitt e anunciou a sua nova identidade corporativa. “A marca é um símbolo visível do nosso propósito corporativo e da mudança que vem ocorrendo em todo o negócio nesta jornada de transformação. O nome Reckitt já era amplamente usado, além de ser mais claro, simples e marcante, ao mesmo tempo que mantém associações positivas com a tradição da empresa”, comenta Miguel Veiga-Pestana, vice-presidente sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade global da Reckitt.
Em 2014, a multinacional adotou a marca RB em substituição a Reckitt Benckiser, nome adotado após a fusão global das empresas Reckitt e Benckiser, em 1999. Hoje, a marca vende mais de 20 milhões de produtos, como Dettol, Lysol, Nurofen, Durex, Finish, Vanish, além de SBP. “A nova identidade nos permitirá comunicar melhor o nosso propósito corporativo ao mundo de uma forma poderosa, consistente e impactante”, acredita Jo Osborn, vice-presidente de comunicação interna e marca corporativa global da empresa.
Assinada pela agência de branding Conran Design Group, da Havas, a nova identidade será adorada nos pontos de contato internos e externos, além das plataformas digitais da Reckitt, em um plano previsto para acontecer nos próximos três anos. “A Reckitt tem uma história convincente para contar. A nova marca reflete seus 200 anos de história e fornece uma expressão ativa do seu propósito e luta. A oportunidade de trabalhar com a empresa para desenvolver e lançar a nova marca foi muito gratificante”, finaliza Thom Newton, CEO do Conran Design Group.
Confira, a seguir, o filme ancorado pelo biólogo Rafael Lomazi na ação criada para a marca SBP: