Procômetro, serviço lançado pelo Procon-SP, também vai informar a quantidade de reclamações de cada empresa por ano, mês e assunto

O Procon-SP revelou a soma dos valores reclamados pelos consumidores em 2022: R$ 1.832.818.672,69 em mais de 370 mil atendimentos.

As informações fazem parte de uma ferramenta lançada nesta segunda-feira (27) pela fundação, chamado Procômetro, que terá como função demonstrar a política pública de atendimento ao cidadão efetuada pelo Procon-SP no estado de São Paulo.

“Com essa nova ferramenta é possível ter a noção do quanto está sendo discutido em termos de prejuízo para o consumidor, o valor que esse montante representa no bolso do consumidor paulista”, explicou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP.

O novo sistema digital permitirá que seja lançado o portal de serviços Procon-SP em Números, que trará dados das reclamações por empresa. Com isso, será possível verificar a quantidade de reclamações de cada empresa por ano, mês e assunto.

"Antes de escolher um fornecedor, o consumidor poderá verificar como anda a reputação da empresa no mercado. Esperamos que, com isso, os fornecedores tenham mais atenção com as reclamações e se preocupem em dar uma solução para os problemas", concluiu Farid.

Serão ainda disponibilizados, por empresa, quais os valores em disputa, os principais problemas e pedidos apontados pelos consumidores.