"Los Santos +3ºC", criada pela VMLY&R para o Greenpeace, saiu da edição como a maior vencedora entre as campanhas brasileiras

A campanha "Los Santos +3ºC", criada pela VMLY&R para o Greenpeace, manteve a liderança apresentada nos dois primeiros dias do Festival de Cannes e saiu da edição como a maior vencedora entre as campanhas brasileiras. O case contribuiu para que a VMLY&R subisse uma posição em relação a 2021 e acabasse na vice-liderança, atrás apenas da Africa.

No total, o Brasil acumulou 70 leões nos 5 dias de festival. Foram 10 de Ouro, 21 de Prata e 39 de Bronze -, dois prêmios a mais do que na edição de 2021, quando encerrou a participação com 68 troféus.

Abaixo, confira os cinco principais gannhadores, considerando a pontuação atribuída para cada Leão (Ouro, Prata e Bronze) pelo festival de Cannes.

Los Santos +3ºC
A estratégia apresenta um game criado no metaverso para o Greenpeace, que reproduziu os efeitos climáticos em Los Angeles, como o aumento de três graus na temperatura e deixando a cidade submersa. Ganhouu 6 Leões: dois de Ouro, em "Entertainment for Sport" e "Entertainment", dois de Prata em "Entertainment" e "Direct" e dois de Bronze, em "Direct" e "Radio&Audio". Criação da VMLY&R para o Greenpeace.

"Cabelo Cremoso"
A relação entre cortes de cabelo e o futebol, revisitada nesta ação da Brahma para trabalhar o atributo de cremosidade da cerveja, conquistou os jurados em Cannes, especialmente em "Social &Influencer", onde fez barba, cabelo e bigode - ou melhor, levou Leão de Ouro, Prata e Bronze. No total, acumulou 7 prêmios: um Ouro em "Social&Influencer", quatro de Prata (Social&Influencer, Direct, Media e Entertainment for Sport) e dois Bronze ("Social&Influencer" e Direct). Criação da Africa.

"Burger Glitch"
O case utiliza uma linguagem facilmente reconhecida pelo público gamer: os bugs. Durante um dia, as ofertas bugadas foram liberadas dentro do app para quem estivesse conectado. A ação também incentivou o compartilhamento de bugs encontrados durante o momento em que o cliente estivesse jogando. Além disso, para reforçar a ação, todo enxoval das redes sociais foi mudado, contando com comunicações, interações e elementos bugados. Em Cannes, recebeu dois Leões de Ouro em "Brand Experience & Activation" e "Mobile" , um de Prata em Direct e dois de Bronze em "Mobile" e "Direct". Criação da David para o Burger King.

O Jatobá Refugiado
A campanha, que retrata o pedido de refúgio de um jatobá frente às ameaças de desmatamento em seu lugar de origem, ganhou um Leão de Ouro, uma Prata e um Bronze na categoria "Outdoor" e ainda um de Prata em "Direct" e de Bronze em "Social&Influencer". Criação da Africa para a APIB (Associação dos Povos Indígenas do Brasil).

Rio Carnaval
Inspirado nos movimentos da porta-bandeira, um dos símbolos mais fortes do carnaval, o trabalho teve como uma das principais intenções mostrar a força do samba. Conquistou dois Leões de Ouro, um em "Design" e o outro em "Industry Craft". Criação da Design Tátil para a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).