Ninguém é capaz de fazer escolhas se não tiver informações suficientes para uma avaliação adequada. Por essas e outras, ações que estimulem o voto consciente são muito bem-vindas. Em mais uma iniciativa do seu projeto “Vigie Aqui”, o Reclame AQUI acaba de lançar um aplicativo para ajudar os eleitores: o Detector de Corrupção.
O recurso utiliza tecnologia de reconhecimento facial com 98% de precisão para identificar a foto de um político e revelar imediatamente, na tela do celular, quais processos de corrupção ou improbidade administrativa ele responde na Justiça. O App permite que os eleitores fotografem o rosto do político em qualquer lugar: nas ruas, em comícios, santinhos ou cavaletes; na TV, durante o horário eleitoral gratuito ou pronunciamentos; na internet, em vídeos e fotos; em revistas e jornais.
Criado em parceria com a agência Grey, o aplicativo também amplia a base de dados do Vigie Aqui, consolidando informações oficiais e públicas sobre o histórico judicial de políticos que estão pulverizadas em diversas instâncias, tribunais federais e estaduais, como STJ, STF, TJs, TRFs. Além de identificar os políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos nos últimos 8 anos, agora o app vai identificar também os pré-candidatos aos cargos executivos nas Eleições 2018.
O App já está disponível para download na Google Play e Apple Store. A Grey também criou uma campanha com o publicitário, repórter e comediante Mauricio Meirelles para promover o aplicativo.
“Em tempos de fake news, só o acesso à informação de qualidade pode mudar o futuro do país. O brasileiro tem mais do que um aplicativo para descobrir os políticos corruptos, mas uma ferramenta de transformação em suas mãos”, reforçou o presidente do Instituto Reclame AQUI, Maurício Vargas.
[GALLERY=199, TYPE=simple]