Um levantamento feito pelo site Reclame Aqui revelou as 30 melhores e as 30 piores empresas de e-commerce do Brasil nos últimos 12 meses. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, foram registradas 5,5 milhões de reclamações, mais do que as 5,1 milhões queixas de todo ano de 2013. A Netshoes, Americanas.com e o Submarino foram as que registraram os melhores índices.

A Netshoes recebeu mais de 13 mil reclamações no período, mas solucionou 97,2% dos problemas de seus clientes. A seguir, aparece a Americanas.com, que teve 12,8 mil reclamações e 92% de índice de solução. Na terceira colocação está a Submarino, com mais de 11 mil queixas e 91,1% dos casos solucionados. Completam os cinco primeiros mais bem colocados a Shoptime – com 4.155 reclamações e 93,4% de solução – e a Bebe Store, com 1.113 reclamações e 96,7%.

Os cinco principais motivos são o atraso na entrega (32,72%), desrespeito com o consumidor (17,28%), o consumidor que se sentiu prejudicado (11,39%), produto com defeito (8,35%) e demora na devolução do dinheiro (7,49%).

“Todas essas empresas cresceram muito no Reclame Aqui por um motivo: elas entenderam como utilizar as reclamações para resolverem os problemas”, diz Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui. “A questão não é ter problemas, e sim, saber resolvê-los”, completa.

Paniago vai além e enfatiza que “tratar o problema do consumidor, em muitos casos, é melhor do que fazer uma bela propaganda”.

Já as empresas que mais causaram dor de cabeça aos consumidores são todas ‘Não recomendadas’, de acordo com a avaliação dos próprios consumidores. Mesmo com menos reclamações – até pelo menor volume de venda – as piores empresas têm baixos índices de solução. São mais de 48 mil queixas e uma média de solucionar 34% dos problemas.

Sete empresas entre as 30 não solucionam os problemas dos seus consumidores: OrangeMix, Eletro MM, Shopping do Gugu, Mundo DIX, Xingui Lingui, Isto é ofertas e Makro Eletro.

“Agora, em relação às piores empresas, a questão é a seguinte: muitas delas simplesmente ignoraram a reclamação do consumidor”, conta. “Mas, mesmo assim, eles costumam continuar fazendo as reclamações para alertar as outras pessoas”, destaca.

As 30 melhores lojas virtuais

Netshoes

Americanas.com

Submarino

Shoptime

Bebê Store

Sou Barato

Schutz Online

Época Cosméticos

Shopfato.com

Lojas Marisa – virtual

Beleza na Web

Nespresso

Extra.com.br

Ponto Frio – virtual

Magazine Luíza – Site e Televendas

Casas Bahia – virtual

Dinda.com.br

Kanui

Fast Shop – virtual

Tricae

Sephora

Baby.com.br

Posthaus.com

Polishop.com.vc

Estante Virtual

Clube do Ricardo

Casa & Vídeo

Compras nos sites Brastemp/Consul – virtual

Loja Melissa – virtual

Livraria Siciliano

 

As 30 piores lojas virtuais

Goji Actives – Herbalist

Best Mania

Mente Urbana

Clickaê

OrangeMix

Eletro MM

Pelicano Compras

Shopping do Gugu

Gabriela Moda e Presentes

LuCunha store

Liquida Bay

Wikee Imports

Mundo DIX

Xingui Lingui

Forasteiro.com

TotalClique.com

TMania

Dona Dona

ImportaFácil.net

Flor de Menina Makeup

3D Import

MundialBooks

Isto é ofertas

Guguilu

Global Shop

Abracadabra Móveis e Deco

Makro Eletro

Cia da pechincha

Karol Doll makeup

Zazzle.com.br