Um levantamento feito pelo site Reclame Aqui revelou as 30 melhores e as 30 piores empresas de e-commerce do Brasil nos últimos 12 meses. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, foram registradas 5,5 milhões de reclamações, mais do que as 5,1 milhões queixas de todo ano de 2013. A Netshoes, Americanas.com e o Submarino foram as que registraram os melhores índices.
A Netshoes recebeu mais de 13 mil reclamações no período, mas solucionou 97,2% dos problemas de seus clientes. A seguir, aparece a Americanas.com, que teve 12,8 mil reclamações e 92% de índice de solução. Na terceira colocação está a Submarino, com mais de 11 mil queixas e 91,1% dos casos solucionados. Completam os cinco primeiros mais bem colocados a Shoptime – com 4.155 reclamações e 93,4% de solução – e a Bebe Store, com 1.113 reclamações e 96,7%.
Os cinco principais motivos são o atraso na entrega (32,72%), desrespeito com o consumidor (17,28%), o consumidor que se sentiu prejudicado (11,39%), produto com defeito (8,35%) e demora na devolução do dinheiro (7,49%).
“Todas essas empresas cresceram muito no Reclame Aqui por um motivo: elas entenderam como utilizar as reclamações para resolverem os problemas”, diz Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui. “A questão não é ter problemas, e sim, saber resolvê-los”, completa.
Paniago vai além e enfatiza que “tratar o problema do consumidor, em muitos casos, é melhor do que fazer uma bela propaganda”.
Já as empresas que mais causaram dor de cabeça aos consumidores são todas ‘Não recomendadas’, de acordo com a avaliação dos próprios consumidores. Mesmo com menos reclamações – até pelo menor volume de venda – as piores empresas têm baixos índices de solução. São mais de 48 mil queixas e uma média de solucionar 34% dos problemas.
Sete empresas entre as 30 não solucionam os problemas dos seus consumidores: OrangeMix, Eletro MM, Shopping do Gugu, Mundo DIX, Xingui Lingui, Isto é ofertas e Makro Eletro.
“Agora, em relação às piores empresas, a questão é a seguinte: muitas delas simplesmente ignoraram a reclamação do consumidor”, conta. “Mas, mesmo assim, eles costumam continuar fazendo as reclamações para alertar as outras pessoas”, destaca.
As 30 melhores lojas virtuais
Netshoes
Americanas.com
Submarino
Shoptime
Bebê Store
Sou Barato
Schutz Online
Época Cosméticos
Shopfato.com
Lojas Marisa – virtual
Beleza na Web
Nespresso
Extra.com.br
Ponto Frio – virtual
Magazine Luíza – Site e Televendas
Casas Bahia – virtual
Dinda.com.br
Kanui
Fast Shop – virtual
Tricae
Sephora
Baby.com.br
Posthaus.com
Polishop.com.vc
Estante Virtual
Clube do Ricardo
Casa & Vídeo
Compras nos sites Brastemp/Consul – virtual
Loja Melissa – virtual
Livraria Siciliano
As 30 piores lojas virtuais
Goji Actives – Herbalist
Best Mania
Mente Urbana
Clickaê
OrangeMix
Eletro MM
Pelicano Compras
Shopping do Gugu
Gabriela Moda e Presentes
LuCunha store
Liquida Bay
Wikee Imports
Mundo DIX
Xingui Lingui
Forasteiro.com
TotalClique.com
TMania
Dona Dona
ImportaFácil.net
Flor de Menina Makeup
3D Import
MundialBooks
Isto é ofertas
Guguilu
Global Shop
Abracadabra Móveis e Deco
Makro Eletro
Cia da pechincha
Karol Doll makeup
Zazzle.com.br