Zagari e Raposo: primeiro lugar em no máximo cinco anos

 

Não há uma atração ou contratação pontual que marque as novidades de programação da Record para 2013, apresentadas na manhã desta terça-feira (26) no hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O ponto principal a ser abordado pela emissora é a evolução do conceito “A caminho da liderança”, amadurecido em planos de consolidação das ações que vem sendo realizadas nos últimos cinco anos com esse intuito.

“A Record tem o objetivo claro de fazer TV de qualidade. Buscamos pessoas com talento e damos a elas a oportunidade de mostra-lo em nossa grade. Fazemos TV com vontade de fazer a melhor TV do Brasil”, destacou Alexandre Raposo, presidente da Record, ao lado dos mestres de cerimônia Adriana Araújo, que volta à bancada do “Jornal da Record” ao lado de Celso Freitas; e Rafael Cortez, ex-“CQC”, da Band, e agora à frente do “Got Talent Brasil”.

Nessa toada, a emissora continua apostando em programas que já estavam em sua grade e vêm apresentando bons resultados, como “Legendários”, com Marcos Mion; “O melhor do Brasil”, com Rodrigo Faro; “Programa do Gugu”, com Gugu Liberato; e “Hoje em dia”, com Cris Flores e Edu Guedes, além de séries como “José do Egito” – um dos principais investimentos recentes do canal, com cada um dos 28 episódios custando em média R$ 2,2 milhões –, a novela “Balacobaco” e reality shows como o próprio “Got Talent Brasil”, com Cortez; “O aprendiz”, com Roberto Justus; e “A Fazenda”.

“Mesmo em momentos difíceis, como na crise que afetou o segundo semestre do ano passado, não abrimos mão de nossos objetivos e propósitos. Continuamos oinvestindo e lançamos várias atrações de sucesso. Não estamos para brincadeira”, ressaltou Walter Zagari, vice-presidente comercial da emissora. O executivo destaca a escalada da emissora nos últimos anos e revela os objetivos agressivos para os próximos cinco anos. “Em 2002, fizemos R$ 155 milhões em faturamento. Em 2012, fechamos o ano com R$ 1,720 bilhão, crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Para 2013, estimamos crescer mais 15%. Nenhuma televisão no Brasil cresceu com essa velocidade. Até cinco anos atrás, éramos 10% do tamanho da nossa principal concorrente e hoje estamos entre 45% e 50%”, analisou.

A liderança em todos os sentidos ainda pertence à Rede Globo, que segundo Zagari fechou 2012 com cerca de R$ 10 bilhões em faturamento. “Ainda existe uma pequena desproporção nos números, mas há uma razão de ser: eles têm quatro novelas no ar, enquanto temos apenas uma. Além disso, eles têm futebol, Fórmula 1 e Carnaval, e nós não. Até dois anos atrás buscamos muito algumas dessas propriedades, principalmente o futebol, mas infelizmente não foi possível”, lembra.

Para a próxima meia década, porém, a Record tem como meta intensificar significativamente a aceleração de crescimento, chegando finalmente ao patamar de líder. “O Edir Macedo determinou para a diretoria como meta: no mínimo em três anos e no máximo em cinco, devemos estar no mesmo tamanho da nossa principal concorrente – tanto em audiência quanto em faturamento”, revelou Zagari. “É muita luta pela frente, mas vamos fazer mais novelas, investir em esporte, em jornalismo e programas de entretenimento. Nós já somos a emissora que mais faz reality shows, tendo atrações desse segmento de janeiro a dezembro em nossa grade. No último domingo (24), o Gugu bateu o Faustão por 18 pontos a 12. O ‘Programa da Tarde’ emplacou, o ‘Hoje em dia’ está bem, a série ‘José do Egito’ tem 15 pontos de média na quarta-feira. Nosso crescimento está, sem dúvida, consolidado no Brasil inteiro”, finalizou.