O tempo de exposição das pessoas às programações das TVs está em elevação, como constata a Kantar Ibope Media, que contabilizou média de 7h54 diárias em abril.
A Record TV se beneficia desse cenário, como explica Walter Zagari, vice-presidente comercial do grupo de comunicação. As negociações com agências e anunciantes deixaram de ser presenciais, mas a adequação ao home office foi rápida.
“É uma mecânica de trabalho diferente, que demandou tempo de adaptação, porém já absorvida e incorporada por toda a equipe, com resultados comerciais bastante satisfatórios”, destaca Zagari, lembrando que nesse período de isolamento social a Record TV garantiu a renovação do contrato de patrocínio com o Bradesco para o Jornal da Record. “E em todas as plataformas do grupo onde o telejornal é exibido”, acrescentou.
O jornalismo está presente durante 12 horas ao vivo na grade da emissora devido à busca por informação qualificada, explica Zagari.
“Nossa audiência cresceu cerca de 10% em comparação com janeiro deste ano, no horário comercial, das 7h à meia-noite, e mantivemos a vice-liderança isolada na Grande São Paulo. Estamos ao vivo cerca de 12 horas por dia com o nosso jornalismo e o Hoje em Dia está com atenção à cobertura do novo coronavírus. Destaque para o Jornal da Record, que
registrou crescimento de audiência no último mês”, ponderou o executivo da RecordTV.
A exclusividade dos produtos está mais relevante na hora do fechamento de contratos.
“Muito mais do que audiência, o que as agências e os anunciantes buscam em momentos como os atuais são propostas diferenciadas. Como exemplos do que já realizamos cito a live com Fernando e Sorocaba; o Live Legendários, com o Marcos Mion; e a realização de ações de merchandising direto das casas dos nossos apresentadores. Há também projetos em fase bastante avançada de negociação, que serão apresentados nos próximos dias. A situação atual, totalmente atípica, nos fez pensar em modelos de negócios também atípicos, porém com resultados comerciais bastante satisfatórios. As lives são projetos diferenciados e inéditos que despertaram a atenção do público. Quando juntamos marcas fortes: Record TV, anunciantes e o nome do artista, com certeza o projeto apresenta uma dimensão muito maior.”
O coronavírus é aprendizado e adaptação. “Nos vimos diante de um mundo diferente, que nos obrigou a adotar padrões de comunicação inéditos. Tivemos de nos adequar à forma de consumo demandada pelos nossos dois tipos de públicos: telespectador e mercado publicitário; e oferecer propostas alinhadas às necessidades de ambos os segmentos”, destacou Zagari.
O VP da Record TV, porém, prefere não fazer previsões. “Ninguém sabe quais serão as formas e hábitos de consumo; se viverá em grupo ou isolado; e como será seu relacionamento com a mídia, com os veículos de comunicação e com as empresas. São questões que ainda passam um ar de mistério para quem tenta analisá-las, apesar de vários estudos apontarem para um futuro bem diferente. Que haverá mudanças, inegável dizermos que sim. Porém, afirmar quais são, impossível! Só o tempo nos dirá!, finaliza o executivo da Record TV.”