istock/SIphotography

Na internet, muitas iniciativas começam tímidas e vão ganhando espaço. Com isso em mente, o redator Rodrigo Camargo, atualmente na CCZ*WOW, decidiu criar um projeto: transformar a hashtag #tbt em uma ferramenta na luta contra o Alzheimer.

A sigla significa “throwback thursday”, algo como quinta-feira do retorno ou regresso. Internautas utilizam a hashtag para marcar fotos que se referem ao passado. “O #tbt traz à tona memórias marcantes, enquanto a doença, todos os dias, vai apagando”, diz o publicitário.

Rodrigo nunca teve um caso da doença na família, mas tem amigos com avós em processo avançado da doença. “Conversando, resolvi pôr em prática o projeto para que esse assunto entre no top trends das redes sociais e, assim, fazer com que mais pessoas entendam e aprendam como ajudar parentes diagnosticados com a doença; muitas famílias se desesperam por não saber o que fazer com quem possui o Alzheimer. Então, essa pequena ideia tem a intenção de despertar a busca consciente por informações”, explica.

Para a ideia ser divulgada, Rodrigo criou um texto que deve ser publicado na legenda do post do tbt de cada pessoa:

“A partir de hoje transformarei o meu #tbt em uma ferramenta na luta contra o Alzheimer, pois não é justo alguém não se lembrar da sua vida. Por isso, convido você a postar uma foto de uma memória marcante e ao lado da hashtag #tbt, usar também #Alzheimer. Vamos aprender, nos informar e usar boas lembranças para ajudar mais de 35,6 milhões de pessoas que sofrem desse mal, suas famílias e as instituições que oferecem apoio. Quanto mais falarmos sobre, mais poderemos contribuir. Confira no site da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), tire suas dúvidas. http://abraz.org.br/web/

*Copie e cole esse texto ao postar sua foto.”

“Desde quando começou – início de dezembro de 2018 – até o começo deste ano, mais de 130 pessoas já transformaram seu tbt em uma ferramenta na luta contra o Alzheimer. Inclusive, algumas instituições de fora do país, como a Alzheimer’s Disease International de Londres, estão se propondo a ajudar”, comemora.

Com 29 anos, Rodrigo tem passagens pela Familie, Bolder, Opus, Getz e Bronx. Além disso, o criativo já foi shortlist em Cannes na categoria Future Lions e no Clube de Criação do Paraná.

Sobre o projeto, ele completa: “é meio que um formato ‘corrente do bem’. Mas no futuro, planejo que a hashtag #tbt seja vista 100% como a hashtag oficial da luta contra o Alzheimer”.