APainel de LED em Florianópolis, um dos 120 da Rede Contato Digital Contato Brasil reuniu sob o mesmo guarda-chuva as empresas operadoras de painéis de LED em MDOOH que representa comercialmente pelo Brasil e criou a Rede Contato Digital. A nova empresa reúne 120 painéis de LED pelo país – o número é o mesmo que o da rede norte-americana CBS Outdoor. “Estamos presentes no Brasil inteiro, menos em São Paulo e no Rio de Janeiro onde não é permitido”, lembrou Adão Casares, coordenador da Rede Contato Digital.

O sucesso da rede está ligado ao crescimento da mídia exterior. “O ser humano se move e o painel pode oferecer a informação que ele busca enquanto estiver na rua”, falou Casares. Para o executivo, os painéis de LED estão sempre em destaque. “Como estão sempre muito bem posicionados eles são sempre horário nobre”, disse.

O trabalho para a padronização dos painéis está sendo desenvolvido em parceria com a Led Wave há cerca de um ano. A ideia surgiu a partir de uma observação importante do mercado. “Verificamos que as empresas de mídia exterior não tinham critérios para os painéis de LED. Cada um montava de acordo com o interesse da empresa e, com isso, em breve não conseguiríamos mais vender aparelhos”, explicou Marianna Brandão, coordenadora da Rede Led Wave DOOH.

Com uma gama grande de tamanhos não padronizados, o sucesso do negócio ficava comprometido. “Um dos principais problemas era a dificuldade das agências em criar materiais para os diferentes formatos que existiam”, contou Marianna. Hoje a Led Wave tem 54 telas de grande formato espalhadas pelo Brasil.

A ideia do projeto foi levar o padrão para outras empresas e, assim, poder vender o espaço publicitário nos 120 painéis que estão espalhados por todo o país. “A Contato se preocupa com padrões de conteúdo, material, formato, tecnologia, funcionamento, entrega e pós-venda. Com isso as empresas que seguiam carreira solo se juntaram e formatamos um novo modelo de negócio”, disse Marianna.

Entre as vantagens da MDOOH apontada pelos executivos está a rapidez em mudar o conteúdo, se necessário. “Caso você queira colocar no ar uma campanha amanhã é possível fazer. A versatilidade do digital permite fomentar a criatividade”, opinou Casares. O executivo contou que há um projeto de oferecer o espaço para revistas semanais que podem enviar a capa do fim de semana para ser veiculada a partir da sexta à noite, por exemplo.

Os painéis trabalham com o padrão mundial de veiculação de dez segundos estática ou com movimento. “Cada marca tem 360 inserções por dia. Com certeza o consumidor vai ver a marca em algum momento”, contou Casares.

Outro diferencial desse tipo de mídia é a possibilidade de fazer a campanha regionalizada ou nacional, já que é possível mandar o conteúdo separadamente para cada uma das telas.