Nesta sexta-feira (23) a Rede Globo apresentou para o mercado seu pacote de produtos para 2021. O projeto é grandioso e pretende oferecer soluções além da comunicação. Sob o slogan “Uma Globo, milhões de possibilidades”, a ideia, segundo Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em publicidade, é fazer parceria com os anunciantes para que todos possam ganhar. A pandemia, provocada pela Covid-19, reforçou algo que a emissora já sabia, que é boa de contar história.
Outro fato que se deve à pandemia e o consequente isolamento social foi a realização de uma live, algo inédito para emissora, acostumada a fazer grandes eventos para a mostrar seu projeto para o ano seguinte. A tecnologia foi fundamental e mostrou que o conteúdo é o foco central da programação que será mostrada já nos primeiros meses de 2021. A live trouxe um pouco de tudo o que a empresa pretender fazer ano que vem. As grandes novidades ficarão por conta do BBB 21 e do The Voice Brasil, que terá uma versão dedicada exclusivamente aos talentos com 60 anos ou mais.
No BBB 21, a companhia promete que todos os patrocinadores terão oportunidade dentro da vigiada casa. As marcas poderão acompanhar os passos da audiência e do comportamento do consumidor quase que em tempo real.
No esporte o projeto promete ser ainda mais arrojado, até porque será ano de Olimpíada e a empresa diz que irá proporcionar contato do anunciante em toda a jornada. Para a emissora, essa será “a melhor Olimpíada de todos os tempos”, porque crê que o evento terá um fator humano muito forte. “Será o reencontro dos povos, da humanidade”.
Também será o ano da mulher, já que o engajamento feminino será grande, pois terá mais mulheres nas modalidades. “Nossas atletas prometem medalhas”.
Outro detalhe abordado na live foi a consolidação do Globoplay, que reúne todas as plataformas da emissora. O posicionamento do Grupo Globo em 2021 vai ser o “movimento”, a marca em movimento.
A Olimpíada e o Rock in Rio serão as principais atrações da emissora em 2021. Segundo a empresa, os anunciantes terão condições especiais de pacote de mídia, que inclui novos serviços, como Globo Conhecimento, Globo Educação, Share of Mind e Globo Lab.
As novelas também terão lugar de destaque na programação, já que, segundo o autor Silvio de Abreu, o brasileiro gosta de novela, porque traz todo tipo de emoção. “Tem quatro ou cinco espetáculos diários, que o brasileiro se identifica”, revela, acrescentando: “A novela é o espelho da sociedade. Ela mostra comportamentos, preconceitos, que levam a discussão para dentro de casa”.
Os anunciantes devem conhecer com antecedência o teor e conteúdo das novelas. O objetivo é se antecipar para criar a “jornada do patrocinador”. O núcleo quer usar muita tecnologia para dar suporte às marcas, e as redes sociais também irão fazer diferença nesse quesito. “Antecipação é bom para todos. Podemos conversar sobre qualquer inserção que o anunciante quiser”, explica Silvio de Abreu.
Sergio Maria, diretor de serviços em publicidade da Globo, afirma que a transmissão do futebol também terá novidades. Segundo ele, o formato permitirá que o patrocínio seja pensado junto com o anunciante.
A intenção, conforme disse de Paulo Marinho, diretor de canais da emissora, é produzir junto com as marcas, desde o momento zero, todas as possibilidades. “2021 será um grande desafio”.