A Rede Globo de Televisão inicia a partir do próximo dia 22 a etapa de renovações contratuais para pacotes da sua grade de programação como Futebol e Fórmula 1, mas também oferece ao mercado lançamentos entre os quais Verão Espetacular que embute os Jogos Mundiais de Verão. A temporada também inclui o Big Brother Brasil, minissérie “Maysa”, Natal e o Carnaval. No passado, a Rede Globo comercializou cada uma das cinco cotas do Futebol 2008 por R$ 108 milhões para Casas Bahias, Banco Itaú, Vivo AmBev e Volkswagen, mais o Top de 5 segundos para a Coca-Cola por R$ 32 milhões. O faturamento do Futebol Global também envolve os anunciantes não conflitantes que participam dos breaks, como detalha Willy Haas, diretor geral de comercialização da Rede Globo que envolve 121emissoras em todo o País. Os cinco anunciantes terão prazo de 20 dias para renovarem o compromisso com a Globo. O valor da cota para a temporada 2009 não está fixado, mas a majoração máxima será de no máximo 15%.
A venda de cotas da Fórmula 1 será iniciada no dia 29 deste mês. Para a temporada 2008, os cinco patrocinadores, entre os quais a Petrobras, Nova Schin e Banco Real, pagaram cerca de R$ 47 milhões. Haas não confirma, mas a Rede Globo deve arregimentar faturamento de R$ 1,5 bilhão até o final de 2008, não só para o verão, mas principalmente para 2009. O faturamenbto da Rede Globo no passado foi de aproximadamente R$ 5,2 bilhões, segundo fonte do propmark. “Não posso falar de valores, mas é um período importante mesmo porque é a hora que a maioria das grandes empresas estão consolidando seus planejamentos para o ano que vem”, disse Haas durante a 12.a Feira de Produtos Regionais da Rede Globo, que teve início nesta tarde e termina na terça-feira (16).
Paulo Macedo