A ligação histórica da teledramaturgia da Rede Globo com a literatura brasileira a partir da adaptação de nada menos que 200 obras deu origem a uma plataforma que engloba todas as ações da emissora voltadas para a valorização da leitura e leva o nome Assista a esse livro.

Divulgação

O lançamento vem atrelado ao da minissérie Dois Irmãos, adaptação da obra de Milton Hatoum, que vai ao ar no dia 9 de janeiro. O próprio Hatoum estará em uma conversa nesta quarta-feira (7) no Istituto Europeo di Design (IED) sobre literatura e dramaturgia, que aprofunda as questões que envolvem o acesso do grande público a obras literárias por meio de adaptações televisivas e a formação de novos leitores.

Da conversa participam ainda a roteirista e autora da minissérie homônima, Maria Camargo, o autor Fernando Bonassi e a professora da UFRJ Beatriz Rezende, com mediação da atriz Maria Fernanda Cândido. Nesse dia também será realizado um bate-papo criativo sobre a história do figurino e da cenografia a partir das inspirações e criações de Dois Irmãos. Entre os próximos dias 6 e 9, a Globo também promove no IED uma exposição de fotos e figurinos de grandes clássicos literários adaptados.

Sergio Valente, diretor de comunicação da emissora, afirma que a potência da Globo em despertar o interesse pela literatura a partir de suas adaptações é enorme, que a intenção daqui para frente é aglutinar todas as ações voltadas para o incentivo à leitura. Nos últimos dois anos, a Globo vem desenvolvendo campanhas específicas como Quem lê viaja e Leia mais, viva mais.

“Identificamos em mais essa obra adaptada da literatura brasileira a oportunidade de embalar o projeto como um todo, com muitos desdobramentos planejados para 2017, inclusive envolvendo a Flip, a feira literária de Paraty (RJ), onde levantaremos a discussão a respeito de como a TV e a literatura conversam”, diz Valente.

Beatriz Azeredo, diretora de responsabilidade social da Globo, conta que em janeiro será lançada uma nova edição do Caderno Globo – Assista a esse livro, com reflexões sobre as adaptações literárias em outros meios e formas de incentivo à leitura e à escrita, e também estão previstos relançamentos de títulos adaptados para a TV em formato de ebooks com cenas conectadas, em parceria com a editora Companhia das Letras.

O primeiro “ebook hiperlincado” será o clássico Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. Depois virá o próprio Dois Irmãos e O homem que sabia Javanês, de Lima Barreto – que é tema da Flip neste ano. Também no ambiente digital, os assinantes do Globo Play poderão rever na íntegra algumas das adaptações feitas pela emissora na sessão Replay.

“O projeto Assista a esse livro tem na sua essência a complementaridade dos meios, explorar todas as frentes possíveis a partir do alcance gigantesco da televisão”, conclui Beatriz.