A Rede Globo de Televisão prevê que o mercado brasilerio de publicidade vai crescer 7% em 2009. No ano passado a emissora pode contabilizar até 12% de elevação nos seus negócios em relação ao exercício fiscal de 2007. O executivo Willy Haas, diretor geral de comercialização da Globo, não confirma o faturamento de R$ 7,5 bilhões – estimado por fontes do mercado. Confira a entrevista de Haas:
Qual foi o crescimento da Rede Globo em 2008? O faturamento total chegou mesmo a R$ 7,5 bilhões?
A expectativa é de um crescimento entre 12% e 13% para o mercado publicitário em 2008, com a TV aberta crescendo um pouco abaixo – algo entre 11% e 12%. Nesse cenário, a Rede Globo mantém a sua participação no mercado de TV aberta. Os números recentemente publicados de 7,5 bilhões são especulativos, portanto não vamos confirmá-los.
Como a Rede Globo está encarando a crise?
Não estamos usando essa palavra porque o que esperamos é simplesmente uma certa cautela nos investimentos em mídia para o 1º semestre. Vale lembrar que a base do 1º semestre de 2008 é muito alta, com um crescimento de 15% sobre 2007. Mas a TV aberta, historicamente um porto seguro para os investimentos publicitários, terá prioridade nas decisões de compra de mídia nesse período. Uma recuperação maior deverá vir no 2º semestre, com o volume de investimentos voltando ao normal e permitindo assim que o mercado atinja os esperados 7% de crescimento ao final de 2009.
Qual a expectativa de crescimento para 2009?
Esperamos um crescimento de 7% para o mercado publicitário em 2009. A TV aberta e a Rede Globo devem, no mínimo, manter sua participação, mas com expectativa de pequeno ganho.
Qual o share da Rede Globo no meio TV? E qual o share em relação ao mercado?
Não podemos revelar informações de faturamento bruto da Rede e seu respectivo share. O que podemos dizer é que apesar da pequena redução no share da TV aberta em 2008, a Rede Globo deverá manter a sua participação no meio TV aberta.
O que será preponderante para elevar crescimento?
Para continuar crescendo é fundamental manter a nossa liderança em inovação e projetos de sucesso. Para tanto, estaremos investindo acima da média de anos anteriores tanto em tecnologia quanto em novos conteúdos.
por Paulo Macedo
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