A Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo, com 46 canais no interior de São Paulo, está de cara nova. Premiada várias vezes como a melhor emissora regional do Brasil e vencedora do prêmio Marketing Best por sua programação gráfica, a Vanguarda renovou por inteiro a sua imagem de uma só vez, em um único dia.
Detentora de 53% da audiência total da região, a Vanguarda, cujo CEO é José Bonifácio Sobrinho, o Boni, ampliou também os serviços de atendimento à comunidade, informações de utilidade pública e reforçou sua cobertura jornalística com o uso de uma equipe de mais de 100 pessoas dedicadas exclusivamente a essa área.
Ruth Reis, a diretora de arte, explica o novo conceito de programação visual: “ Para adequar os logotipos, aberturas e vinhetas ao formato HD, que é semelhante ao ‘cinemascope’, decidimos criar novo visual com mais amplitude horizontal e muito mais colorido. Além disso com a cenógrafa Lia Regina estabelecemos uma harmonia entre o novo visual e os cenários de todos os programas que passaram a se conectar com as suas aberturas. Também as tarjas, aquelas faixas, que completam informações na parte inferior do vídeo, foram revistas para uma integração total entre todos os elementos. Na identidade da emissora optamos por multiplicar a marca simbolizando o crescimento da rede digital”, conta Ruth.
Para transmissões diretas e ao vivo, o jornalismo da Vanguarda conta com várias unidades móveis, mochilinks e com o helicóptero Vancop que opera 24 horas na região.
O sinal digital da Vanguarda, 100% HD, está no ar desde de 2010 e hoje atinge 97% da população. O gerente de programação Valério Fernandes ressalta: “há 15 anos a Vanguarda vem inovando na comunicação visual e não faria diferente para chegar, com o mesmo sucesso, ao 16° ano. O retorno de todo o trabalho feito resulta em fidelidade, audiência e credibilidade. Temos cerca de 3 milhões de espectadores na rede aberta e na Web, com o G1 e no GE, temos mais de 70 milhões de visitas anuais’’.
A produção das peças visuais foi executada pela Bl3nd, especialista em pós-produções para filmes publicitários. ‘’Foi uma oportunidade única trabalhar com todos as vinhetas e aberturas de uma só vez. Foi possível harmonizar o conjunto e fazer com que as peças falassem entre si”, explica Miguel Lessa, sócio da Bl3nd.