O período de maior atividade publicitária nas mídias sociais em 2020 foi o quarto trimestre com 88 bilhões em impressão. Segundo dados da pesquisa “A atividade publicitária nas mídias sociais em2020”, da Kantar Ibope Media, o desempenho foi puxado por eventos como a Black Friday, que concentrou quase um quarto do total de impressões em social media, originadas pelos mercados de eletroeletrônicos e informática.
O setor de serviços lidera a lista com 19% do total de investimento publicitário em paid social. O destaque fica para o delivery, cujo volume de impressões cresceu 81% após o início das medidas de isolamento para conter a pandemia da Covid-19, em março de 2020. Os cursos à distância de idiomas também ajudaram a impulsionar as atividades publicitárias nas redes sociais, totalizando uma representatividade de 30% no ramo de serviços de educação.
Na sequência, estão os segmentos de comércio e telecomunicações (ambos com 15%), finanças e seguros (13%) e eletrônica e informática (8%). Já Disney+, Itaú, Santander, Netflix e Bradesco encabeçam a performance entre as marcas.
Os dados são do Advertising Insights, solução global de monitoramento publicitário da Kantar, que permite o monitoramento de impressões e investimentos com possibilidade de customização por tipo de usuário.