As declarações de Sikêra Jr., apresentador do ‘Alerta Nacional’, sobre homossexuais fez algumas empresas deixarem de anunciar no programa da RedeTV!. De acordo com o colunista do UOL Daniel Castro, o intervalo comercial da atração foi reduzido em 57% por falta de anunciantes – diariamente, o tempo do intervalo era de quatro minutos e, no programa de quinta-feira (1º), foi de 1 minutos e 45 segundos, informou o colunista.

Casas Bahia, Magazine Luiza, Blindex, MRV, TIM, Sorridents, HapVida, Seara e BMW Group foram algumas das marcas que retiraram o patrocínio ao programa da Rede TV!.

Sikêra Jr.: ofensas à comunidade LGBTQIA+ durante ‘Alerta Nacional’, na RedeTV! (Reprodução/ RedeTV/ YouTube)

Na última sexta-feira (25), o apresentador criticou a campanha ‘Como Explicar’, do Burger King para o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho. Criada pela David, a ação traz a visão de crianças sobre a diversidade.

“A criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças (…) Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior”, disse Sikêra Jr.

Além das críticas do apresentador, a campanha do Burger King também se tornou alvo nas redes sociais, e chegou a ficar entre os trending topics do Twitter. As hashtags ‘burgerkingnuncamais’ e ‘burgerkinglixo’ apareciam entre as principais da rede social. Além disso, muitos consumidores faziam campanha contra compras na rede de fast food.

A TIM confirmou, por meio de nota, que a empresa “realizou a suspensão da propaganda da plataforma de anúncios automáticos. A companhia reforça que não está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”.

A Casas Bahia disse que repudia qualquer comentário ou atitude preconceituosa. “Na Casas Bahia levamos Diversidade LGBTQIA+ muito a sério. Em nosso Código de Ética e Conduta consta um tópico dedicado contra homofobia, transfobia ou qualquer outro comportamento ofensivo relacionado a identidades de gêneros e orientações sexuais. Nossa casa é o Brasil, nossa causa é o brasileiro. Todos os brasileiros. Sem preconceito. Acionamos nosso time responsável pelos anúncios para que não haja inserções publicitárias nossas neste programa”, informou.

A MRV, por sua vez, respondeu que não compactua com qualquer forma de preconceito, “por isso programas que pregam a intolerância e o preconceito não podem fazer parte dos nossos planos de mídia. Ao longo de 41 anos de história, o propósito de construir sonhos que transformam o mundo da MRV foi reinventado e ampliado para ajudar a construir um mundo cada vez mais justo e inclusivo e o respeito ao próximo está em sintonia com tudo em que acreditamos”.

REDETV!
Em nota oficial, a RedeTV! informou que o respeito à diversidade sexual é uma tradição em mais de duas décadas da emissora, além de ter destacado as políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!.

A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural.

No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional. Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+.

Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira.”