Artistas chilenos que foram selecionados para protagonizar ações sob o conceito “Viajar es posible”Beto Cuevas, Augusto Schuster, Carolina de Moras, Claudia Conserva, Fernanda Urrejola, Jorge Zabaleta, Martín Cárcamo, Nicole Lagos e Rafael Areleda são alguns dos principais nomes do meio artístico do Chile. Essas celebridades são os protagonistas da nova campanha do Decolar.com Chile, que marca o início da atuação da .R.E.F. no mercado internacional.

Com “Viajar es posible”, a agência brasileira imprime sua marca na mídia chilena por meio de filmes para TV aberta e fechada, produções específicas para YouTube, spots de rádio e peças para jornais e revistas.

Agência responsável pela conta da Decolar.com no Brasil, a .R.E.F. Comunicação passou recentemente a atender também mais 19 operações latino-americanas da empresa, entre elas, as localizadas no próprio Chile, na Colômbia, na Costa Rica, no Equador, nos Estados Unidos, no Panamá, no Peru, no México e na Venezuela.

“Como a .R.E.F. já vinha desempenhando um papel estratégico e criativo para o Decolar.com no Brasil, que representa mais de 50% do faturamento global do grupo, surgiu a oportunidade para unificarmos a comunicação, tornando a .R.E.F. um polo criativo para toda a região da América Latina”, conta Ricardo Calfat, VP de operações da agência.

O executivo conta ainda que as primeiras ações concentraram-se em peças mais tradicionais de varejo como, por exemplo, filmes com ofertas nos canais locais. “Agora, colocamos no ar uma campanha mais completa e produzida, incluindo seleção de casting, locação e filmagem, que reforça o posicionamento do Brasil como polo criativo das campanhas criadas para a maior agência de viagens da América Latina e uma das cinco líderes do segmento no mundo”, afirma.

Para assumir essa missão, Calfat revela que selecionou cerca de 20 profissionais brasileiros com vivência internacional e, claro, domínio do idioma espanhol, que respondem pelo atendimento, planejamento, criação, RTV e revisão das contas.

“A equipe regional de cada país sempre acompanhou e apreciou nossos trabalhos. Após um encontro regional de marketing, apresentamos o modelo que iríamos implementar para a América Latina e que fazia todo sentindo para a organização. Desta forma, a migração da conta para .R.E.F. foi uma decisão em conjunto”, diz.

As operações ainda são comandadas de São Paulo, mas existe a possibilidade de a agência ter uma unidade em outro país. “Apesar de centralizar as atividades em nossa sede em São Paulo, devemos abrir uma filial da .R.E.F. na Cidade do México muito em breve”, destaca.