A revolução digital, a explosão de formatos de vídeos, bem como a necessidade de fundir a análise de dados com criatividade, estão entre os principais desafios enfrentados pelos anunciantes em 2016, de acordo com novo relatório produzido pelo Warc em parceria com a Deloitte Digital. O relatório Toolkit 2016 examina tendências de marketing para o próximo ano e inclui questões como visibilidade, fraudes e bloqueios nos anúncios.

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A revolução das marcas com vídeos continua e o compartilhamento via streaming aponta para a necessidade de estratégias de vídeo mais inteligentes com plataformas e formatos diversificados. Enquanto isso, o debate sobre big data mudou e a criatividade em data driven tem agora um novo foco de análise de dados e desenvolvimento criativo.

Os dados também aparecem com destaque em outra tendência: o momento de comercialização, onde os dados e tecnologia são implementados em conjunto para identificar breves oportunidades e colocar a mensagem certa em frente ao consumidor certo.

Os millennials começam sua transição para uma geração fortemente influenciada pelo mobile, no qual a Geração Z se destaca como a mais importante no mercado de consumo online. E finalmente, há o  desenvolvimento na atribuição da análise de marketing, que irá ajudar as marcas a clarearem as ideias sobre o que está funcionando ou não.

Nick Turner, sócio da Deloitte Digital, disse que 2016 vai ter retorno de conteúdo e criatividade à frente do pensamento de marketing.“Tecnologia, dados e análises têm dominado a conversa de marketing nos últimos anos”, disse ele. “Embora estes continuem a ser elementos centrais do relatório deste ano, há um aumento do foco no conteúdo em uma infinidade de formatos”.

Para David Tultman, chefe de conteúdo do Warc, “as marcas estão procurando a combinação certa de conhecimentos digitais, análise de dados e excelência criativa – e ter a habilidade para fazer os três”.