Reprodução/WebArchive

Em 12 de março de 1989, o físico britânico Tim Berners-Lee criava o protocolo da World Wide Web. Passados 30 anos, o próprio Berners-Lee afirmou em uma carta divulgada esta semana que a data serve para “refletir aonde ainda temos que chegar”, ressaltando que metade do mundo já está online. Já que o assunto é evolução, PROPMARK resolveu relembrar como eram os sites das grandes agências brasileiras no passado.

Afinal, a evolução no mundo da propaganda digital é visível e hoje internet e offline se confundem num mundo cada vez mais integrado. Mas nem sempre foi assim.

Relembre:

Africa

Reprodução/WebArchive

Com sons típicos do continente africano, o site da Africa de 2002 trazia uma animação em flash com vários animais da região e o endereço da agência.

AlmapBBDO

Reprodução/WebArchive

Em 1997, a Almap se vangloriava de ser uma das agências mais premiadas do mundo.

Artplan

Reprodução/WebArchive

Em 1996, essa era a cara do site da Artplan, com direito a pôster protagonizado por Roberto Medina.

DM9

Reprodução/WebArchive

Já a DM9 tinha um característico GIF com uma bola quicando em sua home page. O print é de 1997.

DPZ

Reprodução/WebArchive

Como diz o texto, o site da DPZ de 2000 celebrava o fato de ser o site com menos Photoshop por metro quadrado.

F/Nazca Saatchi & Saatchi

Reprodução/WebArchive

A F/Nazca trazia um visual clean já em 2004, conforme mostra o print abaixo.

Leo Burnett

Em 1998, era assim que a Leo se apresentava. Aliás, para quem quisesse enviar o briefing via FAX, o número está logo ali.

Lew Lara

Reprodução/WebArchive


Em 2004, a Lew Lara trazia um bom site para o período, já com a linguagem visual da agência.

Publicis

Reprodução/WebArchive


A então Publicis Norton tinha um belo site para o ano de 1997. Destaque para o slogan em francês que mostrava como a propaganda era feita com prazer pelos publicitários brasileiros.

W/Brasil

Reprodução/WebArchive

O destaque aqui é o texto de apresentação da agência. O site data de 1997 e traz características marcantes do período, como o contador de visitas. “Bem-vindo à W/WWW, site da W/Brasil. Aqui você vai encontrar todas as informações sobre a agência de propaganda mais pop do mundo”, dizia o parágrafo de abertura.