Teve início na noite desta terça-feira (4), na Panamericana Escola de Arte, em São Paulo, o Top Planejamento 2010, evento que reúne profissionais da área para abordar e dividir com o público – formado por outros profissionais e estudantes – estratégias, tendências e soluções criativas.

A primeira representante a subir ao palco foi Mariana Cogswell, ex-diretora geral de planejamento da Talent, que deixou a agência na última sexta-feira para se dedicar a um projeto pessoal, ainda embrionário, mas que já foi batizado de Akashari e terá foco na percepção das necessidades de seus clientes e aprofundamento no DNA das marcas.

Mariana abordou, durante sua apresentação, a importância da discussão para a evolução de um conceito, utilizando como principal exemplo o case de fusão entre as marcas Real e Santander – da qual esteve profundamente envolvida desde seu início. A executiva analisou as diferenças entre o posicionamento e as características de cada banco, e como a junção pode extrair o melhor de ambos. “É preciso potencializar as ideias e fazer com que as possibilidades sejam infinitas”, pontuou.

Em seguida, Sergio Gomes Percope, sócio da Ponto Mobi, analisou as principais ferramentas que o mobile marketing oferece atualmente a favor das marcas. Com cases de sua empresa, destacou de que forma disciplinas como aplicativos, advergames, conteúdo, SMS e voz podem gerar valor às empresas que sabem utilizá-las. “Serviços com relevância envolvendo as marcas terão cada vez mais aceitação e relação positiva com seus clientes”, enfatizou Percope.

Encerrando a noite, discursou Paulo Al Assal, diretor geral da Voltage – empresa de pesquisa focada em tendências comportamentais. Sem apresentar cases, por acordos de sigilo com seus clientes, Assal explicou quais os conceitos da empresa, que prefere estudar o público não como consumidor, mas como ser humano, além de ser contra os métodos tradicionais de pesquisa. “Não acredito em situação laboratorial. Se quero estudar o comportamento humano, preciso ir além da verbalização, analisá-lo e interagir com ele em ambientes que lhe gerem conforto e segurança”, analisa o diretor.

O Top Planejamento 2010 tem continuidade na noite desta quarta-feira (5), com apresentações programadas de Marisa Furtado (Fábrica Comunicação Dirigida); Maria do Carmo Pousada, Carlos Barbieri e Marcello Droopy (QG Propaganda); e Daniel de Tomazo (Lew’LaraTBWA). Mais informações no site do evento.

por Karan Novas