Maurício Shogun, Lyoto Machida, Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva e Anderson Silva estrelam a campanha do Renault Duster

 

O Renault Duster ficou mais bruto na nova campanha criada pela Neogama/BBH. Mesmo mantendo o tom bem-humorado que norteia a comunicação do modelo desde seu lançamento, com “Sorria, meu bem” como trilha sonora, a estratégia de divulgação ganhou o “reforço” de renomados atletas de MMA (Mixed Martial Arts) como Anderson Silva, Wanderlei Silva, Lyoto Machida, Maurício Shogun e Rodrigo Minotauro, que, pela primeira vez juntos, emprestam sua força e popularidade para o off-road.

Para Alexandre Gama, diretor geral de criação da Neogama/BBH, a aliança entre MMA e o segmento off-road é extremamente benéfica e de “fácil adequação criativa”. “Os brutos também amam. E amam carros off-road. O Duster é desse segmento em que força bruta, resistência e superação de obstáculos são quase que requisitos obrigatórios de engenharia. O esporte em que isso mais se manifesta hoje em dia é o MMA. Nesse sentido, buscou-se relevância no mundo do MMA para trazer para o mundo off-road”, afirma o criativo.

Outro quesito importante para a comunicação do Renault Duster foi o aumento de popularidade do estilo de lutas, bem como dos atletas que o praticam. Como o MMA está em ascensão e começa a tomar o posto de segundo esporte brasileiro, o novo e popular momento da modalidade casa com a repercussão buscada pelo modelo, líder de vendas em seu segmento. “Esses atletas hoje são verdadeiros ídolos nacionais e a ideia foi trazer seus atributos individuais para compor o conjunto de atributos do Duster”, ressalta Gama, que espera ampliar a dianteira no segmento. “As expectativas são defender essa posição (de liderança) perante a concorrência, que vem para atacar com novos produtos e campanhas, reforçar o posicionamento do produto e também elevar o discurso do off-road para um novo patamar, com uma linguagem própria e diferente da categoria, como deve ser a linguagem de quem lidera ou quer liderar”.

Apesar do poder de intimidação e da força bruta dos lutadores, principais nomes brasileiros no MMA, a campanha mantém uma linha leve e descontraída. No comercial, produzido pela Prodigo Filmes e que terá desdobramento na mídia impressa, Wanderley Silva “atravessa” duas vagas ao estacionar em frente a uma academia, diante de outros atletas. Assim que o “Cachorrão” sai de seu Renault Duster, uma senhora chama sua atenção e diz que ele é “folgado” por parar daquele jeito. Os outros quatro lutadores caem na risada, mas na sequência são obrigados a empurrar o carro para a vaga certa. “Apesar das características do esporte, os atletas são extremamente humanos, próximos, acessíveis e com grande senso de humor. Isso fez com que o roteiro pudesse usar do humor deles com naturalidade”, encerra Gama.