Renault, Air France e iTunes apresentam a 4ª edição do My French Film Festival, festival de cinema francês online organizado pela Unifrance Films com o apoio da Embaixada da França no Brasil. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro, espectadores da América Latina, China, Polônia, Rússia e Turquia poderão assistir, gratuitamente, a 20 filmes produzidos ou coproduzidos pelo país – os demais locais deverão pagar uma pequena taxa de acesso.
“O festival tem como objetivo divulgar o cinema francês no exterior. Os filmes selecionados já estrearam e fizeram certo sucesso na França, mas, infelizmente, não tiveram circulação fora do país. Queremos que o público do mundo todo os veja”, afirma Caroline Vabret, consul-adjunta e encarregada de assuntos políticos e imprensa do Consulado Geral da França em São Paulo.
Em 2013, o festival contabilizou mais de 750 mil visualizações em 189 países e 13 idiomas. O Brasil ficou em quinto lugar, com cerca de 60 mil visualizações. Os filmes estarão disponíveis no site do festival e, pela primeira vez, na plataforma iTunes. “Por ser online, o evento tem um alcance muito significativo. Nesta edição, com a parceria com o iTunes, a expectativa é impactar um número ainda maior de pessoas – principalmente no Brasil, onde há uma forte cultura de internet e redes sociais”, explica Caroline.
Dos 20 filmes, 18 farão parte das competições Prêmio do Júri, presidido por Jean-Pierre Jeunet e composto por cineastas do mundo inteiro; Prêmio da Imprensa Internacional, formado por 11 jornalistas de jornais internacionais; Prêmio do Público; no qual o público poderá votar online; e Prêmio das Redes Sociais, concedido por 100 usuários de Facebook e Twitter, selecionados pela Unifrance. Além da competição, serão exibidos a versão restaurada de “Os guarda-chuvas do amor”, de Jacques Demy, e dois filmes canadenses, em parceria com a Téléfilm Canadá.
O jornalista brasileiro Cássio Starling Carlos, da Folha de S.Paulo, fará parte do júri internacional. “Com o festival, o público terá a chance de conhecer filmes inéditos no Brasil e que trazem uma variedade de olhares que foge daquela visão única e formatada que temos do cinema francês. A verdade é que só assistimos ao filmes franceses premiados e consagrados e não temos noção de como o país é capaz de produzir obras diversificadas”, analisa Carlos.
O My French Film Festival tem apoio de CNC, Ministério das Relações Exteriores, Instituto Francês, SACD, Wallonie Bruxelles Images e Telefilm Canadá. No Brasil, recebe apoio especial de Alianças Francesas, Fnac e Adorocinema.