O Grupo Renault fechou um acordo com o Grupo Publicis para criar a primeira plataforma global de conteúdo editorial para mobilidade. O objetivo é trazer uma nova dimensão ao conceito AEX (Augmented Editorial Experience), iniciado em colaboração com o Grupo Challenges em 2017 e apresentado no Paris Motor Show 2018.

Com veículos conectados e autônomos, o Grupo Renault acelera o desenvolvimento de uma nova atividade estratégica. A ideia é oferecer aos usuários uma experiência imersiva enriquecida por conteúdo editorializado e personalizado, para proporcionar um diferencial na escolha de compra e uso de veículos.

Como parte deste acordo estratégico, o Relaxnews (newsdesk adquirido pela Publicis em maio de 2015) contribuirá para a aceleração do AEX, trazendo sua rede de parceiros, sua experiência estratégica, editorial e tecnológica como agência de notícias, além das habilidades de equipes já no projeto. A Publicis Sapient apoiará tecnicamente as equipes na implantação dessa plataforma em termos de interface de usuário, tecnologia e gerenciamento de projetos.

Segundo a empresa, a navegação editorial usa tipologia de conteúdo de diferentes fornecedores ou editores, graças a um sistema de links elaborados, projetados e orquestrados pela plataforma AEX.  Ela agrega todos os tipos de mídia e conteúdo de áudio, incluindo notícias, músicas, podcasts ou conteúdo baseado em geolocalização e preferências do usuário. Outro destaque é que os passageiros podem interagir por voz com a plataforma, que conhecerá seus interesses e sugerirá conteúdo. Além disso, ela fornecerá conteúdo para ouvir ou compartilhar nas redes sociais.

A experiência começa pela Europa em dois anos e depois deve ser implementada nos outros mercados. De acordo com Thierry Bolloré, diretor executivo do Groupe Renault, a democratização das grandes mudanças sociais está no coração do DNA da Renault. “AEX é uma nova ilustração disso para permitir o acesso ao conhecimento e à informação através do uso da tecnologia, a fim de tornar cada jornada, uma experiência enriquecedora. Ao criar a plataforma de conteúdo móvel para nossos clientes, estamos abrindo caminho para uma nova era de experiências a bordo, que representa uma grande aceleração estratégica e criação de valor de longo prazo para o Grupo. Após a aquisição de uma participação no Grupo Challenges, o acordo com a Publicis Grupo e a Relaxnews seria um fator chave na nossa visão inovadora da mobilidade do futuro.”

Maurice Lévy, presidente do Conselho de Supervisão da Publicis Grupo, também celebra o novo passo. “No espírito da parceria construtiva, estamos muito satisfeitos com este acordo estratégico, que reflete nossos laços históricos e fortalece nosso relacionamento com o Grupo Renault. Estamos orgulhosos pelo fato de a Relaxnews e a Publicis Sapient poderem contribuir ativamente para o desenvolvimento da AEX para torná-la um sucesso.”