Fornecedora dos motores da Red Bull Racing na Fórmula 1 — equipe austríaca que conquistou no mundial de construtores em 2012 seu terceiro ano consecutivo, além de levar o alemão Sebastian Vettel ao terceiro título na categoria —, a Renault aproveitou o feito para provocar, com bom humor, a mais tradicional escuderia da modalidade: a Ferrari.
Em clara alusão ao time italiano, que disputou o título de pilotos com a Red Bull até a última corrida, a montadora francesa veiculou nesta semana uma série de anúncios com o título “Red is dead” (“Vermelho está morto”, em tradução livre), trazendo, logo abaixo, a frase “Renault derrota Ferrari na Fórmula 1”. As peças trazem ícones que tradicionalmente apresentam o vermelho como coloração, agora tendo o amarelo em substituição — cor predominante na sua identidade visual.
Entre os símbolos escolhidos estão a clássica cabine telefônica londrina, um batom, um caminhão de bombeiro e até um vidro de ketchup. A criação é da parisiense Publicis Conseil, com direção de Olivier Altmann, redação de Mathieu Degryse e direção de arte de Yves-Erick Deboey.