A proporção de consumidores que pagaria um valor mais alto do que atualmente pagam em serviços e produtos de companhias engajadas em programas de sustentabilidade e responsabilidade social aumentou para 50% em uma escala global, indica uma pesquisa conduzida pela consultoria Nielsen. Também de acordo com o estudo, 43% dos consumidores disse que já consome esse tipo de produtos e serviços em detrimento do que oferecem as empresas sem políticas que dão algo em retorno à sociedade.
A Nielsen entrevistou 29 mil pessoas em 58 países entre fevereiro e março de 2013 e descobriu que o aumento na propensão a pagar mais por serviços socialmente responsáveis foi registrado tanto entre homens quanto mulheres e em todos os grupos etários pesquisados. Os consumidores com 30 anos ou menos foram os se mostraram mais dispostos a gastar com esses produtos.
De acordo com Nic Covey, vice-presidente de responsabilidade social corporativa da Nielsen, a mudança nesse comportamento entre os consumidores devem ser vistas como oportunidade para as marcas, que podem focar suas mensagens e propósitos tanto nos mais jovens quanto nos mais velhos. As diferenças aparecem quando é considerada a perspectiva regional. Três quartos dos consumidores da Índia e dois terços dos tailandeses e filipinos disseram que pagariam mais por esses produtos e serviços, índice que cai para 36% na Europa.
Na Europa também há uma diferença grande entre aqueles que de fato gastam mais e aqueles que querem gastar. Na Eslováquia, por exemplo, são 50% os que se mostram propensos a pagar um preço maior, mas apenas 22% os que o fazem.