Com 'encurtador ao contrário', livraria quer incentivar a leitura

 

A Havas Moscou criou para a livraria russa Respublica um sistema de alteração de links diferente. Em vez do tradicional encurtador, muito utilizado para ocupar menos caracteres em uma atualização de status em redes sociais, a ação na verdade é um “alargador” de URLs, o Urliteratu.re (Veja aqui o vídeo).

Em vez de deixar os links menores, eles colocam mais caracteres e palavras, extraídas de livros clássicos ou lançamentos presentes no acervo da Respublica. Assim que o internauta clica no link alterado, tem a opção de comprar a obra da qual o trecho foi extraído. “A Respublica pediu uma ação digital que fosse simples, praticamente sem custo, mas com um tom ‘fun’, que abordasse a questão do idioma ‘miguxês’ falado entre os jovens na internet, aonde se sacrificam letras e palavras o máximo que se pode”, comentou o brasileiro Lucas Zaiden, diretor de criação da Havas Moscow.

“A solução para isso foi criar um serviço que estivesse dentro do universo deles, só que ‘ao contrário’: em vez de deixar os links que eles compartilham menores, vamos colocar mais palavras – retiradas de um dos livros da biblioteca claro – aonde depois de compartilhado, é possível realizar a compra diretamente na plataforma”, disse Zaiden. O profissional já integrou a equipe da Ogilvy São Paulo, além de ter passado Leo Burnett Madrid, DDB Istambul e BBDO Moscou.