O cartunista Mauricio de Sousa

A restrição à publicidade infantil sugerida pela Resolução 163 do Conanda (Conselho Nacional de Direitos da Infância e da Adolescência) faria o Brasil perder R$ 33 bilhões em receitas de produtos voltados às crianças e adolescentes, deixar de arrecadar R$ 2,2 bilhões em impostos e cortar 720 mil empregos, de acordo com um estudo realizado pela GO Associados encomendado pela Mauricio de Sousa Produções.

A  simulação dos impactos causados pela restrição à publicidade infantil também verificou que haveria uma desestimulação da produção de conteúdo infantil, já que não haveria patrocínio, e a concorrência no setor seria prejudicada, pois a publicidade é uma facilitadora para a entrada de novos players no mercado. “Para a dinâmica deste mercado a propaganda é muito importante. Se eu não posso anunciar a marca, fica mais cômodo para quem já está no mercado”, disse o economista Gesner de Oliveira, que participou do estudo.

O cartunista Mauricio de Sousa chamou de “quadro dantesco” o cenário existente a partir da proibição total da publicidade infantil, como prevista na resolução. “Proibir é cortar a possibilidade de diálogo, é não ir em busca de um acerto. Faz mais de 50 anos que eu brinco com isso. Não estou falando só do nosso estúdio. Nós demos a possibilidade às crianças de elas brincarem com coisas sérias. A fantasia faz parte para a criança virar um adulto saudável e responsável”, falou.