Eric Santos: métricas não têm relação direta com o negócio

A Resultados Digitais, uma das empresas líderes no Brasil em plataforma de automação de marketing e gestão de marketing digital, lança uma ferramenta voltada para análise de dados de marketing digital. O Marketing Business Intelligence, segundo Eric Santos, CEO da operação, é destinado a analistas e gestores de marketing como uma solução para análise e demonstração de resultados. De acordo com o executivo, atualmente se gasta muito tempo construindo relatórios com pouca utilidade e gerando métricas que não impactam diretamente nos negócios.

A ferramenta Marketing BI, que está integrada à base de dados do software da Resultados Digitais, disponibiliza informações sobre o potencial de geração de negócios de cada ação e a eficiência de cada campanha lançada. A solução possibilita ainda entender quais canais trazem mais oportunidades, não apenas mais visitantes.

O gestor consegue relatar as principais métricas de negócio, como ROI, ciclo de venda e custo de aquisição de clientes, e o analista pode se aprofundar nos diagnósticos.

“Métricas não têm relação direta com o negócio. Outro problema é que as ferramentas em geral não conseguem de fato saber qual é o caminho que a pessoa levou desde o primeiro contato até o pós-venda. A ideia é ter mapeamento de todas as relações do cliente com a empresa, e o BI consegue mastigar esses dados que são numerosos e gerar informações e inteligência para o gestor“, afirma Santos.

Sediada em Florianópolis, a Resultados Digitais, com apenas quatros anos, tem apresentado um crescimento vertiginoso. No final de 2012, a empresa tinha 83 clientes em sua base. Passou para quase 300 em 2013 e agora deve fechar o ano com cerca de 1,5 mil clientes em todo o país.