Os últimos dias têm apresentado números favoráveis da economia brasileira. São ainda insuficientes para recolocar o país nos trilhos, mas demonstram uma tendência que merece comemoração, aumentando nossas esperanças sobre o futuro breve do Brasil.
A hora, pois, é de um esforço coletivo do mundo empresarial, incentivando seus investimentos para que a principal consequência negativa dos desmandos que nos levaram à crise seja urgentemente diminuída: o exorbitante contingente de desempregados.
Os dados mais recentes a respeito têm sido animadores: já se estima uma queda em torno de 10% no colossal número de mais de 14 milhões de trabalhadores que perderam seus empregos em decorrência da crise.
Sabemos que a realocação dos outros 90% será lenta, possivelmente na mesma velocidade registrada pela queda. Assim, em cálculos otimistas, o país levará ainda de três a quatro anos para reempregar seus cidadãos cortados dos quadros empresariais em decorrência da crise.
Como, porém, o Brasil costuma surpreender, é bem provável que a refação do mercado de trabalho ocorra em menor tempo. Para isso, é extremamente necessária a colaboração dos governos (federal, estaduais e municipais) em todos os seus níveis, entendendo que não há o que governar sem a iniciativa privada em um país capitalista e democrático.
Com esse apoio, que não significa necessariamente facilitações descabidas, a economia de mercado ficará mais apegada ao marketing e suas principais disciplinas. A principal delas, a comunicação publicitária, exercida pelas diversas plataformas que hoje integram o complexo e amplo setor dos meios.
Por mais que tenha havido mudanças nesse elo dos produtores e prestadores de serviços com os consumidores, sempre haverá a necessidade de uma boa e constante comunicação daqueles com estes, para que seja aquecido o consumo.
Nesta segunda-feira, 16, no Teatro Opus, em São Paulo, a Editora Referência e a Academia Brasileira de Marketing fazem a entrega dos troféus e certificados aos responsáveis pelas 40 melhores performances das três décadas do Prêmio Marketing Best. Na ocasião, será distribuído um exemplar da edição especial da revista Marketing, relatando os cases vencedores.
Neles, percebe-se claramente, de forma acentuada, o respeito à trilogia que todo bom case de marketing deve conter: o problema, a solução e os resultados. Pode parecer simples, mas é no talento conjugado com o esforço dos envolvidos em cada case existente no mercado, não apenas nos que formam essa seleção de ouro dos 30 anos do Marketing Best, que se produz a diferença entre os vitoriosos, e portanto consagrados, daqueles que, embora tenham tentado, não atingiram o pódio.
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O consultor e professor José Roberto Penteado, que presidiu a ESPM inicialmente no Rio de Janeiro e depois em todas as regiões onde a tradicional escola atua, tem se insurgido, e para nós com razão, com uma das artimanhas do Facebook em busca de melhores resultados para os seus anunciantes.
Trata-se de colocar nomes de frequentadores do Face, junto com algumas das suas mensagens comerciais (de terceiros), assinalando que essas pessoas frequentam as marcas anunciadas e/ou as recomendam.
Seria o que chamamos de propaganda testemunhal, caso os depoentes ou proprietários dos nomes citados pelo Face recebessem seus cachês ou, no mínimo, tivessem autorizado o uso dos seus nomes.
Como nada disso acontece, trata-se de utilização que tem incomodado não apenas nosso leitor e colaborador bissexto José Roberto Penteado, como muitas das pessoas que têm seus nomes utilizados indevidamente pelo FB, ainda que de forma sútil (tipo fulano passou por aqui e outros recursos de dissimulação).
Fica o registro, mesmo que nenhuma providência seja tomada pelos órgãos competentes. Parece não haver dúvida de que se trata de algo inusitado, criativo e… abusado.
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A semana passada teve início, na ESPM/SP, com a realização do 1º Seminário Internacional de Jornalismo, em convênio com a Columbia Journalism School.
Importantes nomes do setor ou próximos a ele integraram o quadro de expositores que a chamada da ESPM para o evento enaltecia: “Um debate de alto nível sobre o jornalismo investigativo e sobre o consumo de mídia e jornalismo”.
Nesta edição, o PROPMARK registra um resumo de cada palestra. Mas, para o editorialista, sobressaiu a de abertura do encontro, proferida pelo ex-presidente do STF, ministro Carlos Ayres de Britto, discorrendo sobre a Constituição e a necessidade da sua obediência, sem subterfúgios.
Mestre Ayres de Britto recebeu muitas palmas ao longo da sua exposição, com término apoteótico: todos os presentes que lotaram o auditório Philip Kotler o aplaudiram em pé e demoradamente.
Sinal claro, se esse seleto público serve de amostra da inteligência brasileira, de que a Carta Magna é muito mais para ser cumprida do que discutida e interpretada conforme os interesses da ocasião.
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Aos 70 anos, faleceu na noite da última quarta (11), o empresário e publicitário Agnelo Pacheco, que iniciou sua carreira como diretor de criação da Norton de Geraldo Alonso, marcando seu talento com memoráveis campanhas para o então Banespa – Banco do Estado de São Paulo.
Sentindo-se preparado para ter a própria agência, Agnelo Pacheco abriu a Agnelo, com unidades em São Paulo e Brasília, especializando-se no atendimento a contas do governo, aproveitando essa experiência em palestras a publicitários e estudantes de comunicação, em que sempre procurava defender a transparência, combatendo o desvio de recursos por maus governantes.
Agnelo Pacheco, que deixa enorme saudade nos que o admiravam, possuía elevado espírito comunitário e institucional, sempre agarrado às boas causas da profissão que abraçou e amou como poucos.
Foi eleito pelo júri do Prêmio Colunistas de 1988 Publicitário do Ano da regional São Paulo dessa tradicional premiação do mercado publicitário brasileiro.
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Frase de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm, em entrevista nesta edição: “O Brasil está voltando”.
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Este Editorial é uma homenagem ao técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Tite, pelo elogiável trabalho no comando da mesma durante as Eliminatórias para a Copa da Rússia.
Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda