A semana passada seria particularmente especial para o esporte no Brasil. Pelo cronograma da CBF, estava previsto o início do Campeonato Brasileiro da Série A no último dia 2 de maio, algo que não ocorreu devido à pandemia da Covid-19. Enquanto não há previsão para a retomada dos campeonatos no país, o marketing esportivo brasileiro observa atento a reabertura gradual dos jogos no exterior.
Na última sexta-feira (8), por exemplo, a K-League, Liga Sul-Coreana de futebol, realizou a primeira partida ao vivo. Ainda que de portões fechados e sem torcida, o jogo foi transmitido globalmente pelo Facebook e Twitter e ainda em 17 territórios mundo afora na TV e plataformas de streaming. Outros campeonatos de peso na Alemanha, Itália e Espanha recomeçam até junho.
Para Fabio Wolff, fundador da agência de marketing esportivo que leva seu sobrenome, é esperado o sucesso de audiência da K-League. “É importante ressaltar que as pessoas estão em casa saudosas de eventos ao vivo. Tanto que parte do sucesso do BBB foi devido a essa oferta de conteúdo”, ressalta o executivo, que está otimista em relação ao reaquecimento do mercado esportivo. “O esporte vai ser um dos primeiros a se recuperar porque as pessoas vão estar ávidas pelo consumo. In loco, nos estádios, vai ser difícil, claro, devido às restrições de aglomeração, mas o retorno dos jogos ao vivo vai trazer novo valor ao mercado”.
Enquanto a bola não rola em território brasileiro, as emissoras têm encontrado outras soluções de conteúdo e entregas comerciais. Segundo Renato Ribeiro, diretor de conteúdo de esporte da Globo, a pandemia gerou impacto em toda a programação esportiva. “Mesmo com todas as competições esportivas no mundo paralisadas, entendemos que tínhamos a missão de continuar levando informação e diversão aos amantes do esporte. Por isso, buscamos alternativas para manter uma programação relevante no ar”.
Além de providenciar soluções tecnológicas para adaptar dois programas da casa – o Redação e o Seleção – para operarem em edições 100% remotas, feitas de casa dos jornalistas, o canal lançou o Faixa Especial, com narração e comentários inéditos de reexibições de grandes clássicos das Copas.
Na TV aberta, a Globo seguiu estratégia semelhante ao veicular aos domingos à tarde clássicos da seleção brasileira. Pela manhã, também exibe reprises de corridas marcantes, como os títulos mundiais de Ayrton Senna. Apenas com o futebol, nas quatro partidas exibidas desde 12 de abril, a emissora teve alcance de quase 80 milhões de pessoas. A partir do próximo domingo (17) o canal vai exibir também clássicos de times brasileiros.
Por meio de comunicado, a emissora destaca que “relembrar momentos inesquecíveis do futebol e do ídolo Ayrton Senna nos horários em que o futebol e a fórmula 1 se consolidaram como parte da rotina dos brasileiros só foi possível graças ao extenso acervo da Globo e a acordos firmados com diferentes entidades esportivas internacionais. Contar com a narração original das transmissões é uma maneira de nos levar de volta àquela emoção vivida por alguns, que, agora, pode ser curtida e compartilhada em família com os mais jovens”.
A solução de conteúdo também é uma maneira de garantir parte da entrega comercial aos seus patrocinadores, sobretudo aos do futebol. Vale lembrar que o pacote comercializado para Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera, Itaú e Vivo tem valor de R$ 307 milhões por cada cota. Procurada, a Globo ressaltou que “a veiculação das vinhetas com anunciantes antes das transmissões não tem o objetivo, simplesmente, de dar continuidade às entregas. Acima de tudo, é uma forma de aproximar marcas que apoiam as modalidades de seus consumidores, em um momento de intensa emoção”.
Segundo fontes responsáveis pela negociação dos atuais patrocínios do futebol na Globo, a solução comercial da emissora, no entanto, “é paliativa”. Ainda que haja um lado positivo de atrelar as marcas a um conteúdo esportivo inspirador, elevando o humor da audiência, as compensações de formato de mídia ficam aquém do esperado. Os anunciantes também esperam mais transparência na valoração de audiência de cada formato, já que a entrega de mídia e a rentabilidade são o que orienta a compra do futebol. Apesar do cenário, não há conversas extremas sobre quebra de contratos, mas a expectativa é que a emissora compense as entregas até o fim do ano.
Se a volta do futebol no Brasil parece estar distante, pelo menos no UFC o cenário é mais otimista. Neste sábado (9) está programada a volta do MMA com transmissão no SporTV, Combate e Globoesporte.com, e cobertura no Esporte Espetacular. Depois de 50 dias sem eventos, o UFC volta na cidade Jacksonville, nos Estados Unidos, sem a presença de público. Além do UFC249, há outros dois eventos da entidade confirmados para semana que vem. Todas as transmissões têm a parceria da SportingBet.
Play
Quem poderia imaginar que justamente em um período de distanciamento social e interrupção dos torneios, seria possível reunir em uma partida craques do Brasil e exterior como Gabigol (Flamengo) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain)? Em um momento que competições estão interrompidas, players de mídia têm encontrado nos jogos eletrônicos uma oferta de entretenimento, competição e emoção. “O FC: Futebol de Casa é uma mistura de futebol, games e entretenimento, e vai reconectar as maiores torcidas do Brasil com seus ídolos”, explica Leandro Valentim, head de games e eSports da Globo.
O torneio de PES realizado 100% remoto começa a partir desta quinta-feira (14) e conta com a participação de craques como Talles Magno, do Vasco; e o meia venezuelano Soteldo, do Santos; entre outros. As partidas serão transmitidas pelo canal SporTV, com cobertura também na TV aberta no programa Globo Esporte e digital.
No SBT, a bola também rolou no digital. Na semana passada, o canal promoveu a primeira edição do SBT All Stars, competição que reuniu jogadores como Alexandre Pato (São Paulo) e Thiago Silva (PSG), além de influenciadores e gamers profissionais. Segundo Carolina Gazal, gerente de conteúdo digital do SBT, a proposta foi misturar futebol com humor, e também trazer novas conexões com o público gamer. Não à toa, a competição de Fifa20 teve como comentaristas nomes como Danilo Gentili e Murilo Couto.
“A iniciativa SBT All Stars tem como objetivo produzir conteúdo para eSports e conversar com esta audiência monstruosa que passa horas em frente ao videogame. Essa área sempre esteve no nosso DNA, mas agora estamos fazendo de forma diferente. Há anos que a TV promove competições, prêmios em dinheiro, barras de ouro, sempre pensando numa audiência familiar. Há um ano estamos inovando com diferentes parceiros como gameplays na plataforma Twitch para entregar diversão e informação”.