Nestes dias em que, dentre eles, é comemorado o Dia Mundial da Propaganda (4 de dezembro), a notícia auspiciosa é o retorno aberto (presencial) do Cannes Lions em junho próximo. 

Não há exagero em afirmar que o Cannes Lions tem sido o maior festival da comunicação publicitária em todo o planeta e de grande importância para o crescimento dos negócios envolvendo compra e venda de participações em nossas melhores agências, além de contribuir de forma decisiva para a busca do rigor criativo nas campanhas e peças isoladas da comunicação publicitária brasileira.

Acrescente-se ainda a essa explosão da importância do nosso país no cenário publicitário mundial, além da criatividade acima assinalada, o trato técnico que os profissionais brasileiros têm emprestado à mídia online, hoje considerada pelos concorrentes internacionais como uma das melhores do mundo.

Toda a valiosa história desse nosso sucesso deve-se em grande parte ao início da nossa participação no Cannes Lions, inicialmente com apenas um punhado de delegados seguindo para o festival, que ainda se realizava nos anos 1960 no velho palácio de eventos de Cannes.

O Cannes Lions evoluiu, mudou de proprietários e fez com que o Brasil enxergasse no evento não apenas premiações de peças ou campanhas, mas também e principalmente a realização de negócios com grandes grupos de comunicação publicitária participantes do festival.

Paralelamente a isso, cresceu a troca de informações e de experiências entre os publicitários dos mercados mais adiantados do mundo com os nossos profissionais que, a cada ano, mais e mais, aumentavam a nossa delegação, não apenas para torcer por seus trabalhos inscritos, como também para aprenderem com colegas de mercados economicamente mais fortes do que o brasileiro, principalmente no setor da comunicação publicitária.

Temos a certeza absoluta de que na versão do Cannes Lions que se aproxima (20 a 24 de junho de 2022), além de prosseguirmos aprendendo, porque isso faz parte de qualquer atividade, quando seus profissionais travam contato pessoal com colegas de mercados internacionais, contribuiremos da mesma forma para que eles também aprendam conosco, pois hoje, na atividade publicitária que praticamos em nosso país, podemos nos considerar integrantes da primeira divisão mundial da mesma.

Devemos levar em conta ainda que o aumento de investimentos das multinacionais no Brasil, muitas delas concorrentes entre si, tem provocado um cuidado maior com a comunicação publicitária, uma das razões do sucesso das mesmas no seu marketing.

Diante disso, exige-se mais dos responsáveis pelas práticas de marketing em nosso mercado, valorizando sobremodo a qualidade criativa e estratégica da publicidade brasileira. 

Estas considerações nos levam a esperar que não apenas a inscrição dos nossos trabalhos no Cannes Lions, mas principalmente o considerável aumento de publicitários brasileiros no evento do próximo ano, baterá todos os recordes anteriores, ainda que levando-se em conta as dificuldades econômicas atravessadas pelo Brasil e agravadas pela pandemia que nos atingiu em cheio, em comparação com países do mesmo nível econômico que o nosso.

Embora isso talvez possa até parecer desnecessário, diante de tudo o que acima ponderamos, faz-se importante que o nosso país participe do Cannes Lions batendo os seus recordes anteriores de trabalhos inscritos e de delegados presentes nesse grandioso evento da comunicação publicitária mundial, por ser sempre satisfatório andarem juntas qualidade e quantidade. 

Permitimo-nos encerrar este Editorial do PROPMARK lembrando que o nosso país participou só com trabalhos nos últimos dois anos porque o Cannes Lions não foi presencial em 2020 e 2021, por razões que todos conhecemos.

Daí também a nossa crença de que no próximo ano “explodirá” em quantidade de trabalhos e delegados inscritos, não apenas do Brasil, mas praticamente de todos os demais que têm participado seguidamente do Cannes Lions, nele reconhecendo a verdadeira Copa do Mundo da comunicação do marketing.

Por último, nesta rápida história aqui contada sobre o mais importante festival do setor em todo o planeta, compete-nos lembrar que no seu início e durante alguns anos seguidos, era realizado um ano em Cannes, outro em Veneza. Nosso jornal cobriu todas as versões.

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Na semana passada, Roberto Duailibi estava deixando o hospital após 14 dias. Assim que chegou em sua casa, debruçou-se imediatamente na produção de um artigo que está na coluna Inspiração desta edição do PROPMARK. O vigor jovial dessa lenda viva da propaganda brasileira impressiona. Ele escreve sobre a importância da propaganda, que de certa forma bate com todas as linhas acima sobre o Cannes Lions.

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Nesta edição, o jornal traz o Especial Melhores do PROPMARK 2021. Em sua terceira edição consecutiva, o levantamento feito pela Redação com 104 executivos C-Levels do mercado, em novembro, revela os destaques da comunicação em 10 categorias. 

Ganharam aqueles que tiveram mais votos: Soko é a agência do ano; Santander, melhor anunciante; Avon ganhou com a melhor campanha; Globo é o veículo do ano; Eletromidia é a empresa de OOH; TikTok foi reconhecida entre as plataformas digitais; Mercado Livre teve a melhor ação de mídia social; Felipe Silva (agência Gana) foi escolhido o melhor criativo; João Branco (VP do McDonald’s), o melhor profissional de marketing; e a Stink é a produtora do ano.

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A Globo surpreendeu o público e o mercado com a sua nova identidade visual, apresentada juntamente com o tradicional filme de fim de ano, que abordou a arte do reencontro acompanhado pelo clássico Um Novo Tempo. No novo on-air look, as cores ‘vazam’ a logomarca e ocupam toda a tela, gerando interações e contrastes. Agora, a paleta de cores traz seis, no total, e ficou mais quente e versátil.