Uma revendedora de carros usados da Audi foi criticada nas redes sociais por uma propaganda que compara a escolha de veículos usados com uma mulher. Na última quarta-feira (19), a Audi informou que o material foi feito apenas para o mercado chinês e já foi removido.
O vídeo tem pouco mais de 30 segundos. Nas cenas, a mãe do noivo interrompe uma cerimônia de casamento para avaliar a noiva. Após analisar nariz, orelha e boca, a sogra dá a permissão ao casal. “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado. Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”, diz o narrador.
Centenas de chineses utilizaram o Weibo e o WeChat, redes sociais chinesas semelhantes ao Twitter e WhatsApp, para protestar contra a marca. Eles consideraram a propaganda de sexista, comparando o anúncio com a forma de se negociar gado e ameaçando boicotar a Audi no país.
De acordo com o South China Morning Post, a montadora se desculpou e disse que a “percepção do anúncio que foi feita por muitas pessoas não corresponde aos valores da nossa empresa”. “O departamento responsável irá investigar para que não ocorra incidentes como este no futuro”, completou a marca.