Este país abençoado está conseguindo reverter as expectativas ruins que nos cercavam, com o noticiário econômico diário cada vez mais otimista.
Destaque principalmente para os dez últimos dias, quando tivemos uma sucessão de fatos positivos, fazendo-nos entender que de fato bem administrado o Brasil tem uma capacidade de recuperação de fazer inveja a outros que não conseguem emergir.
Esse quadro é bom para todas as classes porque acena para um ano de 2020 consagrador, fazendo-nos crer que não só o pior já passou, como poderá ser ainda mais rápida a aceleração econômica, gerando mais e melhores empregos para todos e estimulando o empresariado a investir nos seus empreendimentos, o que resultará em uma ainda oitava economia do mundo melhor para todos os setores produtivos.
No mercado publicitário, foco principal do PROPMARK, percebe-se o retorno de uma confiança no acréscimo dos investimentos, como há muito não ocorria. Não estamos querendo dizer com isso que já vivemos em outro mundo e todas as nossas dificuldades e mazelas foram ou estão sendo completamente superadas.
Preferimos ficar apenas com os sinais claros de uma recuperação como há muito não se via e torcer para que prossiga, aumentando gradativamente a sua velocidade.
O Brasil merece que assim seja, nosso povo, que tem suportado muitas agruras, conta com um novo momento duradouro no desempenho da nossa economia, alicerce de qualquer crescimento onde o ser humano atua.
Voltando à atividade publicitária propriamente dita, percebe-se movimentação maior nas agências em comparação a este mesmo período do ano passado.
Esta é, na verdade, a grande força que levará novamente o país a reforçar a sua condição de oitava economia do mundo, porém com melhor distribuição de renda e emprego para todos os que precisam e desejam trabalhar. Essa melhoria que já se faz sentir contará ainda com o apoio da expansão das nossas redes de ensino, que têm motivado a juventude a estar cada vez mais presente nos bancos escolares, convencida de que sua ascensão social depende basicamente do necessário aprendizado para alcançar melhores condições de vida.
O país começa a prometer essa recompensa – e cumprir – a quem apostar na riqueza inigualável do saber.
Está se iniciando um novo ciclo de desenvolvimento no Brasil, que finalmente gratificará os que nele acreditavam. E a propaganda, em todas as suas formas, muito contribuirá para enaltecê-lo.
Sempre atento a essas oportunidades e transformações em nossos diversos mercados, o PROPMARK traz nesta edição um especial mostrando os principais fatos do mercado, trimestre a trimestre.
Eles serão parte do sustentáculo para a decolagem deste país imenso e premiado com uma população, salvo desonrosas exceções, que luta por uma vida mais digna e está percebendo que é chegada a hora.
Também nesta edição, coincidindo com a melhoria econômica do país, entrevistas com dois ícones da criação publicitária brasileira: Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, e Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa.
Nomes respeitados dentro e fora do país, consagrados em festivais mundiais da publicidade e hoje não apenas criando trabalhos para os clientes das suas agências, mas também colaborando para o desempenho das mesmas em todas as áreas.
Se, como dizem, o capital de uma agência entra e sai diariamente pelas portas da mesma, temos aí dois profissionais-empresários, ou vice-versa, que muito contribuíram e têm contribuído para a valorização crescente das marcas AlmapBBDO e Africa.
A consagração internacional do segmento criativo da propaganda brasileira não começou agora, mas sedimenta-se com a sucessão de comandantes e comandados de altíssimo nível no manejo do instrumental publicitário, transformando o mercado brasileiro em objeto de desejo para as principais marcas mundiais.
Devemos a esses talentos, aqui hoje representados por Luiz Sanches e Sergio Gordilho, muito do respeito que nos dedicam lá fora corporações e dirigentes da comunicação comercial do planeta.
Caio Barsotti, presidente do Cenp e uma das mais prestigiadas lideranças do mercado publicitário brasileiro, começou dessa forma o convite que enviou a outras lideranças do setor para participar da confraternização que já faz parte do calendário de eventos institucionais desse mesmo mercado: “Foi um ano especial na história do Cenp, de muito trabalho e vivido com grande intensidade, vontade, responsabilidade e diálogo”.
O bastante para todos os destinatários se reunirem no último dia 10, em um restaurante de São Paulo, comemorando com a diretoria do Cenp o seu fortalecimento, relembrando em especial a consolidação das Normas-Padrão da Atividade Publicitária Brasileira.
O Cenp tornou-se indispensável na regulação da propaganda em nosso país, sempre presente dirimindo dúvidas não apenas das agências, como de anunciantes, da mídia e dos fornecedores do mercado. Em defesa das normas-padrão, tornou-se a maior consultoria especializada em atender os diversos players do nosso mercado.
Não há palavras que exprimam a dor do sempre admirado casal Jurema e Orlando Marques. Ainda assim, arriscamos torcer para que consigam suportar o insuportável.
Para os nossos leitores que nos leem antes da segunda-feira (16) haverá cerimônia religiosa às 20h deste domingo (15), na Igreja de Nossa Senhora do Brasil (Praça Nossa Senhora do Brasil, 1 – Jardim América – SP), em memória do netinho de ambos, o querido Dudu.
Dedicamos esta edição do PROPMARK ao casal Jurema e Orlando Marques.
Armando Ferrentini é diretor-presidente e publisher do PROPMARK (aferrentini@editorareferencia.com.br)