A edição da revista Marketing que vai circular no próxim mês de janeiro, traz como matéria principal e estampada na sua capa um raio X da Smiles, uma das maiores empresas de milhagem do setor de aviação comercial em todo o mundo. No cada vez mais competitivo mercado consumidor contemporâneo, uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para otimizar as vendas tem sido os programas de fidelização de clientes. E um setor que se destaca nesse tipo de ação é o de milhagem aérea. A Smiles tem história para contar. A empresa foi criada em 1994 pela Varig, a primeira companhia aérea comercial brasileira, fundada sessenta e sete anos antes em Porto Alegre. Originalmente, a Smiles era apenas um programa de milhagem no qual o cliente voava e acumulava milhas que podiam ser trocadas por passagens. Hoje o negócio integra o portfólio de negócios da Gol a partir de 2001 quando assumiu o controle da Varig, à época com cinco milhões de usuários.
De lá para cá, muita coisa mudou e, há quase cinco anos, desde 2013, a Smiles se tornou uma empresa independente e se revelou como uma potência de negócios. Os números e serviços , são 29,8 bilhões de quilômetros voados em milhagem, através de mais de 4,3 milhões de bilhetes aéreos emitidos por ano, para 13 milhões de clientes cadastrados. Um case de marketing impressionante, sem dúvida nenhuma. “Somos um time forte, determinado e unido”, resume a diretora de marketing Loraine Ricino.