Até meados dos anos 1980, no século passado, o mercado brasileiro de eletroeletrônicos era dominado principalmente por empresas de origem japonesa. Em 1987, com a chegada da coreana Samsung, essa realidade começou a mudar. Foi um começo discreto, a princípio a empresa não lidava com o consumidor final, realizando negócios apenas com clientes corporativos, vendendo monitores e discos-rígidos produzidos em Manaus

No ano seguinte, iniciou a produção de celulares. Na época, esses aparelhos pareciam verdadeiros tijolões, sendo sua tecnologia analógica e o preço proibitivo para a maioria da população.

 A era digital, a partir do início deste século, revolucionou os eletroeletrônicos e a Samsung soube surfar nessa tecnologia como nenhuma outra empresa em todo o mundo. Hoje, é a sexta marca mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand 2017.

 

A operação brasileira da Samsung inclui duas fábricas (uma em Manaus e outra em Campinas), com cerca de 10 mil funcionários, um centro de P&D proprietário e dois independentes, juntamente com um Design Center em São Paulo. Há também dois centros de distribuição e mais de 33 centros de parceiros de logística por todo o país.

 

Atualmente, possui um portfólio de produtos bem amplo, que inclui os segmentos de Mobile, com smartphones, tablets, dispositivos wearables e acessórios; TV e Áudio e Vídeo, com televisores e produtos de áudio que incluem soundbar, home theater, monitores e wireless áudio; Eletrodomésticos, com refrigeradores, condicionadores de ar, lavadoras e secadoras; e TI, que inclue notebook, chromebooks e All in One. Além disso, possui produtos desenvolvidos especialmente para o setor de B2B e HME (health medical equipment), com ultrassons que são referência no mercado brasileiro.

 

Celulares

 Desde 1998, ano em que a Samsung começou a atuar no segmento de celulares no Brasil, a empresa alcançou uma posição de relevância. De acordo com dados da GfK, em 2010, a Samsung obtinha 21% desse mercado. A partir de 2012, quando a categoria de smartphones passou a ter um desempenho mais expressivo no país, a Samsung fechou o ano com 49% de market share. Nos últimos cinco anos, a média de market share da Samsung no mercado brasileiro de smartphones é de 50%, de acordo com levantamento da GFK.

 

O mercado de smartphones premium é um dos principais segmentos do setor de celulares. De acordo com a GfK, enquanto o mercado total cresceu 20,8% (unidades), no primeiro semestre de 2017, o segmento premium cresceu 33% no mesmo período. Atualmente, a Samsung tem 50% de participação nesse mercado, segundo a GfK. O sucesso da Samsung também se repete no segmento de grande volume de vendas (mid high). A Família J é a linha de smartphones que mais vende no Brasil desde 2016, aponta levantamento da GfK.

 

 Assim, o Brasil se consolidou como a 3ª maior subsidiária da Samsung no mundo em volume de vendas de smartphones.

 

TVs

A Samsung é líder global por dez anos consecutivos em televisores e possui um importante histórico na consolidação de novas tecnologias em TV no Brasil, levando a companhia a conquistar mais de 17% de participação em dez anos (desde 2007) e alcançar 42,6% de market share em 2016, conforme levantamento da GFK.

 

Graças à Samsung, a adoção da tecnologia 4K tem crescido em ritmo acelerado no país. No segmento dos televisores premium, aparelhos UHD 4K com preço acima de R$ 8 mil, o mercado cresceu 14%, enquanto a Samsung cresceu 26%.

TI

Atuando no segmento desde 2010, a Samsung entrou no mercado de notebooks no Brasil, já com fabricação local. Em apenas dois anos, conquistou 25,8% de market share, atingindo um pico de 28,8% durante o mesmo período (dados GfK).

 

Em 2014, lançou o primeiro chromebook fabricado no Brasil, com o objetivo de alavancar o mercado de educação e introduzir nossos estudantes ao mundo da
tecnologia.

 

Em 2017, a Samsung se consolida no mercado premium com dois lançamento: seu primeiro notebook gamer, o Odyssey, e o Style S51, o notebook mais leve já lançado pela Samsung, pesando apenas 799g.