Lançada em 1960, a revista Quatro Rodas completa 50 anos no mesmo ano que a Editora Abril comemora 60 anos de existência. Inicialmente voltada para o público masculino, a Quatro Rodas sempre foi uma revista mensal que publica assuntos relacionados a automóveis e à indústria automobilística. Porém, algumas décadas atrás, a publicação também tinha a função de reportar assuntos de turismo e moda masculina, que acabaram sendo absorvidos por outras publicações da Editora Abril. “A Quatro Rodas começa bem generalista, com uma pegada masculina. E hoje é mais focada em carro e também destaca valores como a sustentabilidade”, diz Sérgio Berezovsky, diretor de redação da revista. Hoje a publicação, além de ser focada em carros, também tem as mulheres como seu público leitor, apesar desse número ainda ser pequeno, cerca de 19% do total de leitores.
Mesmo com o passar do tempo, algumas seções da publicação sobreviveram e são as mais lidas pelos leitores, como “Correio Técnico” e “Teste de Longa Duração”. O primeiro, segundo Berezovsky, nasceu com a revista e a segunda começou na década de 70. “O Teste de Longa Duração é uma exclusividade da Quatro Rodas. Criamos na década de 70 e é super lida porque compramos os carros e rodamos com eles para avaliar. O que mudou é que antes rodávamos 30 mil km e agora rodamos 60 mil km”. A publicação também é conhecida pela premiação anual “Os Eleitos”, que ocorre em dezembro e premia os carros que mais satisfazem os leitores.
Em meio ao mundo cada vez mais digital, a revista consegue sobreviver às mudanças por ser fiel aos seus leitores. “A assinatura é quase um bem que passa de pai para filho, faz parte da família”, define Berezovsky. Outro motivo apontado pelo diretor de redação para manter uma tiragem de 280 mil exemplares, segundo levantamento do IVC (Instituto Verificador de Circulação) de março deste ano, é saber se comunicar com o público jovem. “A revista muda sem mudar seus valores e essência. Ela se comunica muito bem com os jovens sem abandonar seus leitores mais maduros. A revista é feita baseada no bom jornalismo especializado”, afirma Berezovsky.
Estar atento a todas as novidades é outra regra seguida pela publicação. Berezovsky explica que a revista mantém o “farol alto” para enxergar além. “A Quatro Rodas é muito antenada no que está por vir. Isso faz dela uma revista com o olhar para frente”.
por Maria Fernanda Malozzi