Frame

Terminou agora há pouco no Palco Adobe da Old Truman Brewery, em Londres, a cerimônia de encerramento e premiação do D&AD 2018.

Os nomes dos trabalhos que conquistaram Lápis haviam sido revelados na última terça-feira (24), no primeiro dia do Festival, mas as distinções dos prêmios – Lápis de Madeira, Grafite, Amarelo ou Preto – só foram conhecidas no final do festival.

Neste ano, o Brasil recuperou sua força no D&AD e conquistou um total de 25 Lápis. Em 2017, foram 15.

A R/GA é a única agência brasileira com  Lápis Amarelo do D&AD 2018. O prêmio foi obtido na competição de Design Gráfico com o case “Next Bank”, do Bradesco, inscrito na categoria Digital & Mobile.

Além do Lápis Amarelo, o Brasil também teve três Lápis de Grafite: um para o case “A cor da corrupção” (Grey/Reclame Aqui) na categoria Resposta Direta/Ambiente Digital, da competição Direct; um para “Vacina com Realidade Virtual” (Ogilvy/Hermes Pardini), na área Experiential e na categoria Tech Led; e o terceiro com “Não culpe as roupas” (J. Walter Thompson/Womanity Foundation) na competição de Press. Os outros 21 Lápis brasileiros são de Madeira. A relação dos 25 Lápis brasileiros pode ser conferida aqui.

Os 28 júris do D&AD deste ano concederam um total de 721 Lápis sendo que três deles são Black Pencils, os famosos e disputados Lápis Pretos, equivalentes a Grands Prix.

Os Estados Unidos ficaram com dois dos Lápis Pretos e a Austrália, com o terceiro. Os prêmios norte-americanos foram para “It’s a Tide Ad”, da Saatchi & Saatchi NY para Procter & Gamble (Film Advertising) e “Fearless Girl”,  McCann New York para State Street Global Advisors (Outdoor Advertising). O júri de Outdoor foi presidido pelo brasileiro Anselmo Ramos, da Gut. O Lápis Preto australiano é para o case “Palau Pledge”, da Host /Havas  para Palau Legacy Project (Branding).

Além dos Lápis Pretos, o júri concedeu 74 Lápis Amarelos, 156 de Grafite e 488 de Madeira. A BBDO New York é a Agência do Ano do D&AD 2018. O anunciante mais premiado é o State Street Global Advisors, e a MJZ é a produtora com mais Lápis desta edicão do festival. A John Knowles Ritche é a agência de design mais premiada.