O câncer de mama é o pano de fundo da data Outubro Rosa, que mobiliza globalmente organizações, empresas e pessoas. Marcas se empenham na arrecadação de fundos para tratamento desse problema que, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), atinge 25% dessas doenças no Brasil. A instituição, em parceria com o Ministério da Saúde, está na mídia com a campanha Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo. O autoexame é a métrica recomendada para apressar diagnósticos. A situação não é exclusiva das mulheres. Os homens também são passíveis.
Ações solidárias são bem-vindas, mas as medidas que as áreas de recursos humanos das empresas passaram a ter se tornaram política para alertar os funcionários. “Esse ganho é inexorável. Pessoas são o maior asset das agências e dos clientes. Materializar uma preocupação consistente faz parte da realidade do nosso negócio. O RH da agência está atento à informação para prevenir e, consequentemente, antecipar a profilaxia”, explicou Fernando Guntovitch, CEO da The Group, que lançou a campanha digital Cuide-se, o diagnóstico precoce é vital. Ele acrescenta: “Pelo segundo ano consecutivo, organizamos um workshop para todos os colaboradores sobre o tema com uma médica especializada no assunto, aberto para clientes e público em geral, além de diversas iniciativas durante esse mês de outubro. Trocamos o logo da TG em todas as assinaturas de e-mails e redes sociais.”
Sandra Poltronieri, diretora de gestão de pessoas da Artplan, relata que em 2019 uma colaboradora dividiu sua história de superação. “Ela teve câncer de mama e decidiu passar por essa fase da forma mais animada possível; cheia de energia positiva. Além de sua história de vida, o conteúdo que foi gravado com ela trouxe uma mensagem de incentivo e prevenção. Neste ano, essa colaboradora continuará sendo nossa porta-voz para o tema e, dessa vez, ela vai nos contar como, na época, se muniu de esperança (no coração) e lenços (na cabeça), ressaltando a sua relação com os lenços, que passou a ser um item importante para ela, que os usava das maneiras mais criativas e divertidas possíveis. Somado a isso, incentivaremos doações de lenços para o Banco de Lenços Flavia Flores.”
A WMcCann, como explica a executiva Paula Molina, diretora de RH da agência, foi além do câncer de mama e passou a dar ênfase também ao de colo de útero. E preparou campanha para o projeto SBT do Bem.
“Organizamos um papo especial em que uma de nossas colaboradoras, que teve câncer de mama, esteve ao lado de sua médica falando sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. A conversa ocorreu na plataforma Teams, ao vivo, para todos os colaboradores. Nosso objetivo é estimular o diálogo e a conscientização sobre o tema, além de falar da superação e autoestima. E, para poder ajudar outras mulheres que enfrentam essa batalha, será organizada ainda este mês uma ação para doação de lenços, em parceria com o Hospital de Amor, nosso cliente. Essa é uma forma que encontramos de ir além e fortalecer ainda mais o nosso compromisso com a causa. O Outubro Rosa é uma data que faz parte do calendário de ações do SBT do Bem. Para este ano, a emissora preparou uma campanha empoderada para falar sobre o tema, que conta com filme, ações no TikTok, ativação no Programa da Eliana e posts nas redes sociais do SBT, entre outros, a fim de abordar o tema em diversas plataformas e com diferentes públicos”, detalhou Paula.
Na Moringa, 57% da força de trabalho é do sexo feminino. Nas palavras da diretora-geral da agência, Rianni Bertoldo, dar voz às mulheres faz parte da política interna de governança. “Nesse mês de outubro, nossas redes sociais estão com depoimentos de funcionárias sobre saúde e autocuidado. Acreditamos na força da inspiração e dos conselhos femininos. Além disso, está programada uma ação digital com uma médica e com uma psicóloga. O olhar especial para as mulheres em todas as suas necessidades se faz presente no nosso dia a dia, independentemente do mês. Convidamos uma artista e também funcionária da agência, a Rosa Cordeiro, do @mundoderosa, que desenvolveu uma boneca de pano exclusiva representando as diversas mulheres da agência.”
A Bold, da fundadora e CEO Gabriela Hunnicutt, tem 60% de mulheres no seu staff. “Incluindo os cargos de liderança”, ela ressalta, lembrando ainda que, com essa característica de pessoal, “é natural que nos preocupemos com assuntos relevantes para elas e o câncer de mama, sem dúvida, é um deles.” Gabriela observa ainda que uma campanha de endomarketing foi ativada para estimular o autocuidado. “Não é mais autoexame. Criamos um vídeo da mastologista Patricia Valentini de Melo. Nele, ela explica sobre prevenção e detalha quando e com que frequência as mulheres devem realizar a mamografia.”
Conscientização e educação integram o discurso da Cheil. Tatiana Pacheco, managing director da agência, explica que essa cultura interna provoca a adesão automática às ações de bem-estar coletivo. “Percebemos que temos boa receptividade e aderência ao tema, inclusive dos homens, que se preocupam com a sua parceira. No dia a dia, busco estar sempre próxima para entender sobre cada colaborador e sua necessidade e a melhor maneira para ajudá-lo e/ou orientá-lo. Acredito que o produto final da agência é o somatório do que cada colaborador faz. Cabe à corporação e, desta forma, eu no papel de líder, oferecer um ambiente sadio em todos os aspectos (físicos e emocionais)”, destacou Tatiana.
A Africa construiu uma narrativa real de quatro mulheres que passaram por mastectomia, para seu cliente Marisa. Elas usam lingeries da marca e o Sutiã do Recomeço, que desde 2018 já contemplou 1.200 doações. No próximo domingo (24) a rede de varejo promove a segunda edição do Dia Rosa. “Nessa data, parte das vendas de qualquer lingerie – tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce – será destinada ao Protea, instituto que financia o tratamento médico de mulheres com câncer de mama”, diz o comunicado do anunciante.
O Grupo DAN (Dentsu Aegis Network) promove internamente a Sessão Bem-Estar, sobre o tema saúde. Na semana passada foram realizadas duas lives com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer mamário. O grupo arregimentou especialistas no assunto que trouxeram dicas de autocuidado com respostas às principais dúvidas do público interno. A Isobar Brasil, que integra o DAN, elaborou a campanha 10 anos de Azul e Rosa voando juntos, para seu cliente Azul Linhas Aéreas. O filme está disponível nos canais sociais da marca e no sistema audiovisual de bordo.