Os anos 1990 foram marcados pela abertura do mercado brasileiro, pela música, pelo retorno dos movimentos estudantis e pelo Rider. A marca, que foi um dos ícones da última década do século 20, está completando 30 anos. E, para comemorar a data, uma das principais ações será o relançamento do R86 – modelo tradicional do chinelo.
A Rider resgatou o shape slide e os clássicos tons de azul marinho, branco e vermelho revisitando o R86. Esse modelo, no entanto, será vendido apenas em lojas selecionadas como Void, Homegrown, Cartel, Storvo e Guadalupe. Ainda sobre o R86, a marca desenvolveu também um modelo especial com a parte de cima dourada, que será vendido apenas na Cartel 011, com tiragem limitada.
“A Rider nos anos 1990 se tornou um clássico, sendo sinônimo desse tipo de chinelo. E, para este ano, em que estamos comemorando três décadas, a gente resolver relançar o modelo R86 por saber, entre outras coisas, que a história da Rider é interessante e faz parte da vida dos brasileiros”, contou Marcius Dal Bó, diretor de marketing de Rider.
Além disso, a marca desenvolveu uma collab em parceria com a SneakersBR. Os três modelos finais foram inspirados em cada década de vida da Rider. O modelo anos 1980, com estética de vídeo game, traz o ano de criação da Rider na tira e será vendido apenas na Guadalupe, com lançamento programado para o final de setembro.
Já o modelo anos 1990 é exclusivo da Homegrown e começará a ser comercializado no final de outubro. Ele traz algumas referências do mundo dos esportes em tons de azul marinho e vermelho. Por último, o produto inspirado nos anos 2000 será vendido na Cartel a partir do fim de novembro. Ele tem estética minimalista, em tons de cinza, com a faixa superior refletora.
O diretor de marketing da marca disse que, uma das estratégias da marca, é focas em ações de disseminações do conceito. “As pessoas estão adorando o produto, porque ele tem esse apelo vintage e possui uma história verdadeira”, disse o executivo.
Outra estratégia da marca é focar em parcerias com outras marcas importantes como a NBA e a Marvel. A Rider vai lançar também linhas que trarão o emblema de alguns clubes da liga americana de basquete, como o Los Angeles Lakes e Chicago Bulls, e com personagens da Marvel, como Homem-Aranha e o Hulk. “Um dos nossos objetivos é conversar com o público jovem”, disse Dal Bó.
CAMPANHA
A Rider, entretanto, não fará campanha na TV sobre os 30 anos. Mas a marca guarda uma série de campanhas memoráveis, como a “Dê férias para os seus pés”, protagonizada por nomes importantes do esporte, como Nelson Piquet, os jogadores de futebol Falcão e Roberto Rivellino.
A primeira campanha global da marca, a Lifeaholic, foi lançada em 2014. O conceito Lifeaholic traz a ideia de que as pessoas devem aproveitar a vida sem pausas, sem amarras e sem rotina. Esse conceito, então, evoluiu e no ano passado foi lançada a campanha “Fuja da Mesmice”.
Atualmente, além dos novos produtos, a Rider está encabeçando o projeto “Jornada Fazedores Lifeaholic”, na qual tem como objetivo dar voz a uma nova geração e a movimentos culturais, por meio de uma economia colaborativa.
A marca quer dar ferramentas aos ‘novos fazedores’ para que os projetos pessoais deles consigam ter um alcance maior e mais visibilidade. A princípio, a ideia acontece no Rio de Janeiro e vai até janeiro do próximo ano.