Uma pesquisa encomenda pela Band ao Núcleo de Pesquisas da ESPM Rio mostra que 90% dos estrangeiros que estiveram no Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos aprovaram a cidade e voltariam ao destino.

A pesquisa foi realizada nas dependências do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, logo após o término dos jogos, antes do embarque de retorno. O objetivo do estudo foi retratar a opinião dos visitantes estrangeiros, que atuaram ou participaram dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação a estrutura e serviços disponibilizados.

Entre os pontos elogiados pelos entrevistados, a cidade em si foi bem avaliada. Os atrativos mais visitados foram os clássicos cartões postais: a praia (75,8%), o Corcovado (38,9%) e o Pão de Açúcar (32,7%).

A pesquisa mostra ainda que a Olimpíada abriu oportunidades de negócios para o país: 57% dos que respondentes afirmaram que existe a possibilidade de fazer negócios no Brasil futuramente.

Em relação à hospedagem na Vila dos Atletas, a avaliação foi ótima ou boa para 77,8% dos entrevistados, número expressivo para um ponto que foi centro das atenções no início da chegada das delegações. Já em relação à hospedagem utilizada pelos turistas, o resultado foi de 76,7% para ótima ou boa.

A torcida brasileira, que causou polêmica entre os estrangeiros, agradou a 83% dos entrevistados.