Entre 8 e 10 de dezembro acontece a primeira investida da Clinton Global Initiative (CGI) na América Latina: líderes regionais e globais se reunirão no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com o objetivo de formar parcerias na busca de soluções para desafios sociais e ambientais da região. Essa é uma das ações da Fundação Clinton – de Bill, Hillary & Chelsea Clinton – realizada desde 2005, promovendo encontros entre chefes de estado, CEOs, diretores de ONGs e filantropos para criar e implementar saídas para grandes questões do mundo.
A primeira – e até agora única – edição fora dos EUA foi realizada em 2008, em Hong Kong. A partir de agora, Clinton pretende ampliar a ação de seu projeto, realizando encontros fora dos Estados Unidos todos os anos, e por isso foi criado um braço latino-americano da iniciativa. Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, foi um dos “advisors” para trazer o evento ao Rio de Janeiro e intermediou os contatos com o poder público para viabilizá-lo. Além disso, o ABC é um dos patrocinadores do CGI.
Uma robusta lista de líderes mundiais estará por aqui, como o presidente e CEO da Nike, Mark Parker; José María Fiqueres Olsen, ex-presidente da Costa Rica e presidente do Carbon War Room; e a prefeita de Lima, Susana Villarán. O programa na América Latina enfatizará os esforços que vêm sendo feitos para levar o progresso social e econômico da região rumo ao futuro, com sessões que abordarão os seguintes temas: Desenvolvendo a Capacidade Humana, Planejando o Crescimento Verde e Mobilizando o Potencial da Tecnologia e Inovação. Os participantes vão trabalhar no desenvolvimento e expansão de “Compromissos para Ação”, programas concebidos para lidar com desafios como a revitalização de cidades latino-americanas, a criação de mais oportunidades para mulheres empreendedoras e a promoção da educação durante a primeira infância.
Como parte do evento, Chelsea Clinton, vice-presidente da Clinton Foundation e filha de Bill Clinton, organizará no dia 8 de dezembro o sexto Dia de Ação da Clinton Foundation, reunindo todos para um dia de voluntariado para retribuir à comunidade local do Rio de Janeiro. Será o primeiro Dia de Ação fora dos Estados Unidos. Desde que lançou o programa Dia de Ação em Nova York, em novembro do ano passado, para apoiar as vítimas do furacão Sandy, Chelsea mobilizou milhares de voluntários que doaram mais de 14 mil horas de trabalho voluntário nos Estados Unidos.
Outros nomes confirmados para o evento são o governador e prefeito do Rio de Janeiro, respectivamente Sérgio Cabral Filho e Eduardo Paes, e ainda Otavio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez; Candido Botelho Bracher, presidente e CEO do Itaú BBA; Alessandro Carlucci, CEO da Natura; Sylvia Coutinho, CEO do UBS Brasil; Andre Esteves, CEO do BTG Pactual; Angélica Fuentes, CEO do Grupo Omnilife/Angelíssima; Eduardo Hochschild, presidente-executivo da Hochschild Mining; Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração da Gerdau; Kurt Koeningfest, CEO do BancoSol; Cenaida Uribe Medina, congressista da República do Peru; Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Alejandro García Padilla, governador de Porto Rico e Carlos Rodríguez-Pastor, presidente do conselho de administração da Intercorp.
Ações na América Latina
Desde 2007, a Clinton Climate Initiative e o C40 Cities Climate Leadership Group vêm capacitando cidades na América Latina para que invistam em tecnologias verdes e lutem contra as mudanças climáticas – incluindo a implantação de transportes com baixa emissão de carbono no Rio de Janeiro e São Paulo, a adaptação dos semáforos em Bogotá e a melhoria dos sistemas de gestão de resíduos na Cidade do México. Em paralelo, a Clinton Giustra Enterprise Partnership (Enterprise Partnership) capacita indivíduos por toda a América Latina para trabalharem para a superação da pobreza. A Enterprise Partnership cria distribuição, cadeias de suprimentos e programas de treinamento para empreendimentos sociais, incluindo o Acceso Training Center na Colômbia, que vai empregar 20.000 pessoas, e o Chakipi Distribution, que vai treinar 3.000 mulheres para empregos na área de distribuição no Peru.
Desde o lançamento da Clinton Global Initiative em 2005, os membros da CGI já realizaram 616 compromissos em todo o mundo que impactam a região da América Latina. Mais de 250 deles foram criados para melhorar vidas na América Latina e têm orçamento estimado de US$ 4,6 bilhões de dólares. Na CGI América Latina os participantes farão novos Compromissos para Ação para avançar na resolução dos desafios já criados e de novos. Mais informações podem ser encontrada no site do evento.