Não é novidade que o Rio de Janeiro vem passando por profundas transformações devidos aos grandes eventos esportivos mundiais. Para comunicar tantas novidades – como mudanças no trânsito da cidade, obras em diversos pontos, fechamento de ruas, extinção de um viaduto inteiro no centro da cidade, implantação de novas opções de transporte público, entre outras –, a prefeitura teve que agir rápido, inclusive para prestar contas dos investimentos aos cariocas.
Assim nasceu “O Explicador”. Criado em parceria com a agência Prole, o projeto surgiu como um site, funcionando como um canal virtual no qual o ator e humorista Marcelo Marrom explica, em vídeos curtos, as muitas mudanças da capital fluminense de forma clara e divertida. O formato é simples: em uma caixa em branco, a pessoa digita o tema sobre o qual quer uma explicação e em seguida clica no botão “Explica”. Imediatamente, o referido vídeo, bem detalhado, é exibido.
Além de tirar dúvidas, O Explicador dispõe de ferramentas interativas que possibilitam a troca de informações e a interação com as redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube. O usuário também pode receber respostas imediatas sobre os projetos da cidade por meio do WhatsApp do projeto. Há várias explicações, por exemplo, sobre a Rio 2016, inclusive a respeito de seu orçamento.
“É um projeto que deu certo pela espontaneidade e leveza do personagem, mas principalmente porque estamos cumprindo uma função básica e decisiva na comunicação dos governos: informar as pessoas e fazê-las interagirem com a cidade e o poder público”, diz André Eppinghaus, sócio e diretor-geral de criação da Prole. “Queríamos alguém que tivesse perfil bem-humorado e versátil, além de algum reconhecimento do público. O Marrom foi o que se saiu melhor, e se tornou rapidamente um sucesso”, completa.