O Rio de Janeiro tornou-se praça prioritária para o site de classificados OLX, que realiza no metrô carioca um projeto piloto inédito no segmento: a chamada “Central do desapega”, seguindo o conceito da campanha publicitária da empresa. Trata-se de um quiosque que apresenta as possibilidades do site, em que se pode fazer o download do aplicativo e serve como ponto de encontro entre vendedor e comprador para entrega de mercadorias.
Os negócios no Rio de Janeiro quadruplicaram no último ano, e a expectativa é que tripliquem em 2014, o que motivou a empresa a montar um escritório local. Marcos Leite, presidente da OLX – uma empresa presente em 107 países –, diz que o carioca é mais sociável e habituado a utilizar classificados gratuitos. Ele acredita que parte da explicação está no jornal de classificados Balcão, que se tornou um grande case de sucesso entre 1980 e 2007 na versão impressa e, posteriormente, ganhou versão online.
Junto com São Paulo, o Rio tornou-se portanto um mercado-chave. Daqui, a “Central do desapega – que funciona desde o dia 8 de janeiro na estação Carioca do metrô, no centro – será espalhada em outros locais e ganhará novas versões.
Leite explica que a proposta da OLX é promover encontros a partir da venda de itens usados e “vender” a ideia de que essas transações não ocorrem somente quando se está desesperado por dinheiro, e sim são decisões conscientes e inteligentes. “Morei muito tempo fora e já vendi berço usado, que rendeu um dinheiro para comprar um carrinho de bebê melhor – e também usado. É uma cultura enraizada em diversos países, sendo que no Brasil tudo depende de uma primeira boa experiência no site. A partir daí, as pessoas se habituam”, diz.
Um grande aliado no crescimento da OLX no Brasil foi o aplicativo – de interface amigável e recursos como geolocalização. Ele foi lançado em 2009 junto com o site, e foi pioneiro no segmento. Tornou-se destaque na categoria Shopping do Android, está entre os top downloads da Google Play Store desde agosto de 2013 e disponível em todos os sistemas. Contabilizou crescimento de 130% em novos anúncios em 2013 e teve um crescimento de 1480% em page views no último ano. Hoje, responde por 30% do tráfego no site. Mas Leite espera que em breve represente pelo menos 50%.
Atualmente, a OLX mantém na TV a campanha “Desapega”, no ar desde o final do ano passado, assinada pela agência We. Leite diz que a intenção é ampliar os investimentos em marketing este ano e que a TV seguirá como mídia estratégica. Hoje, o site tem no Brasil mais de 19 milhões de visitantes únicos por mês e mais de cinco milhões de anúncios ativos postados mensalmente, o que o posiciona como o maior site de classificados grátis do país. A média de crescimento tem sido de 200% ao ano. “O uso de classificados online no país está amadurecendo, e o brasileiro tem incorporado em sua cultura o hábito de comprar e vender itens usados em bom estado. Por isso acredito que o segmento continuará em uma curva ascendente nos próximos anos”, conclui o executivo.